A Rede Globo reuniu diretores da casa e representantes do mercado publicitário provenientes de diversas partes do país na noite desta segunda-feira (4), em São Paulo, para anunciar os jurados da edição de 2012 do Profissionais do Ano, que chega à sua 34ª edição. O evento, principal iniciativa do grupo para se aproximar dos profissionais de propaganda, teve início em 1978 e destaca os filmes veiculados na TV Globo, bem como em suas afiliadas, regional e nacionalmente.
“Esse prêmio é um dos orgulhos da casa, dada a contribuição dos criativos e diretores de cena ao nosso trabalho. Contamos com representantes dos principais mercados brasileiros escolhidos por sua contribuição, capacidade e talento, que serão aplicados de forma isenta para avaliar os trabalhos, muitas vezes de seus concorrentes, inscritos nesta edição”, destacou Gilberto Leifert, diretor da Central Globo de Relações com o Mercado. “Este teste diário dos comerciais em prender a atenção do público durante os breaks é parte integrante do conteúdo inteligente, expresso e vendedor que a Rede Globo apresenta todos os dias”, completou.
A premiação será dividida entre as categorias regionais Sudeste Interior (Interior do Rio de Janeiro e de São Paulo), Sudeste Capitais (Rio de Janeiro e São Paulo), Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Leste-Oeste (Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins) e Norte-Nordeste (Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Sergipe), além da etapa Nacional. Os vencedores regionais serão apresentados entre 27 de junho e 18 de setembro, com a festa de encerramento e revelação dos premiados nacional marcada para 7 de novembro, em São Paulo.
Para a edição de 2012, o Profissionais do Ano recebeu um total de 946 trabalhos inscritos, sendo 277 para a etapa Nacional e 669 Regionais. A divisão regional que mais inscreveu foi a de Norte-Nordeste, com 211 trabalhos, seguida de Leste Oeste (156), Sudeste Interior (154), Sudeste Capitais (91) e Sul (57).
Foram selecionados um total de 60 profissionais para avaliar os trabalhos inscritos, de criativos provenientes de agências e diretores de cena a representantes de entidades, escolas de comunicação e da própria Rede Globo. Os trabalhos renderão aos profissionais envolvidos diplomas, troféus e oito passagens aéreas para Paris.
Confira abaixo a lista com os 60 profissionais que participam do júri do 34º Profissionais do Ano:
Airton Rocha – Presidente da Abap-RS (Porto Alegre/RS)
Alan Arnaud – Diretor de criação da Nova Agência Comunicação (Maceió/AL)
Alemão Rodrigues – Diretor de criação da BZZ Comunicação (Florianópolis/SC)
Alex Magalhães – Diretor de relacionamento com afiliadas da Rede Globo
Alex Moreira – Diretor de criação da Bolero (Fortaleza/CE)
Amilton Coelho – Diretor de criação da Bees (Brasília/DF)
André Dias – Diretor de negociações especiais da Rede Globo
André Tezza – Coordenador do curso de Publicidade da Universidade Positivo (Curitiba/PR)
Angela Maiorana Martins – Diretora de produção da TV Liberal (Belém/PA)
Caito Ortiz – Sócio-diretor da Prodigo Films (São Paulo/SP)
Carlos Henrique Nascimento – Diretor comercial da Globo São Paulo (São Paulo/SP)
Carlos Saul Duque – Vice-presidente de criação da Dez Comunicação (Porto Alegre/RS)
Cesar Herszkowicz – Redator da Lew’LaraTBWA (São Paulo/SP)
Cisma – Diretor de cena da ParanoidBR (São Paulo/SP)
Cláudio Ribeiro – Diretor de criação da Sartre Gumo (Goiânia/GO)
Cris Cortez – Diretora de criação da Lápis Raro (Belo Horizonte/MG)
Cris Vida – Diretora de cena da Cine (São Paulo/SP)
Daniel da Hora – Presidente do Clube de Criação de Pernambuco (Recife/PE)
Daniel Zini – Diretor de criação do Portal Publicidade (Campinas/SP)
Edison Pische – Gerente de mercado da EPTV Campinas (Campinas/SP)
Eduardo Almeida – Presidente do Clube de Criação do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro/RJ)
Emanuel Santana – Coordenador e Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Unic (Cuiabá/MT)
Erh Ray – Presidente da BorghiErh/Lowe (São Paulo/SP)
Ernani Paiva – Diretor de cena da Ursa Maior Filmes (Fortaleza/CE)
Fernando Campos – Vice-presidente do Clube de Criação de São Paulo (São Paulo/SP)
Flavio Manarino – Diretor da divisão de operações comerciais da Rede Globo
Francisco Viard – Diretor da divisão de operações e produção comercial da Rede Globo
Geraldo Alonso – Vice-presidente do conselho executivo do Conar (São Paulo/SP)
Gilberto Leifert – Diretor da Central Globo De Relações com o Mercado, da Rede Globo
Henrique Faria – Diretor de cena (Curitiba/PR)
Hugo Rodrigues – Coo e cco da Publicis Brasil (São Paulo/SP)
Iberê Carvalho – Diretor de cena da Pavirada Filmes – Coletivo Casa30 (Brasília/DF)
Janilson Torres – Diretor de arte da Aragão Publicidade (Natal/RN)
João Anzanello Carrascoza – Professor Doutor de Redação Publicitária da ECA-USP (São Paulo/SP)
João Livi – Diretor executivo de criação da Talent (São Paulo/SP)
Jorge Iervolino – Diretor de criação da Y&R (São Paulo/SP)
José Petroski – Gerente de marketing da Globo Brasília (Brasília/DF)
Kayhan Lannes Ozmen – Diretor de cena da Margarida Filmes (Rio de Janeiro/RJ)
Kise Basso – Coordenadora de marketing da RPC TV (Curitiba/PR)
Lucas Gontijo – Diretor de cena (Belo Horizonte/MG)
Luiz Roberto Cunha – Presidente / Sinapro-Es (Vitória/Es)
Luiz Sanches – Diretor geral de criação da AlmapBBDO (São Paulo/SP)
Marcelo Assumpção – Diretor da Central Globo de Comercialização da Rede Globo
Marcelo Reis – Vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made (São Paulo/SP)
Marcia Ladeira – Diretora de merchandising da Rede Globo
Márcio Doti – Diretor de arte da Filadélfia (Belo Horizonte/MG)
Márcio Ribas – Diretor editorial do Clube de Criação de São Paulo (São Paulo/SP)
Marco Versolato – Vice-presidente de criação da DM9DDB (São Paulo/SP)
Marcos Pedrosa – Diretor de criação da CGCOM, Rede Globo
Maurício Ramos – Redator da Morya Comunicação (Salvador/BA)
Nando Olival – Diretor de cena da O2 Filmes (São Paulo/SP)
Pablo Polo – Diretor de cena (Recife/PE)
Paulo Castro – Diretor de criação da Staff (Rio de Janeiro/RJ)
Pedro Becker – Diretor de cena da Fat Bastards (São Paulo/SP)
Renato Cavalher – Vice-presidente de criação da OpusMúltipla (Curitiba/PR)
Renato Pereira – Diretor executivo de relações com o mercado da Rede Globo
Ricardo Esturaro – Diretor da divisão de planejamento de marketing da Rede Globo
Ricardo John – Diretor executivo de criação da JWT (São Paulo/SP)
Ronaldo Salame – Professor de produção para TV e Rádio da Escola de Propaganda (Belém/PA)
Vicente Moreno – Cineasta da Ponto Cego (Porto Alegre/RS)