250 filmes serão exibidos em 22 salas, entre cinemas, museus e centros culturais de São Paulo, durante a 35ª edição da Mostra Internacional de Cinema, que tem início nesta sexta-feira (21). Trata-se da primeira edição do evento que acontecerá sem a participação de seu fundador, o crítico Leon Cakoff, que faleceu no dia 14 de outubro em decorrência de um câncer no cérebro.

No programa da Mostra, produzida pela ABMIC (Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema), estão obras estrangeiras como Fausto, de Aleksander Sokurov, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2011; e O Garoto de Bicicleta, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne, e Era Uma Vez em Anatolia, de Nuri Bilge Ceylan, ambos vencedores do Grande Prêmio da última edição do Festival de Cannes. Entre as obras nacionais, estão O Palhaço, de Selton Mello; O Céu Sobre os Ombros, de Sérgio Borges; Canções, de Eduardo Coutinho; Construção, de Carolina Sá; e Vou Rifar Meu Coração, de Ana Rieper.

A programação inclui, ainda, uma exposição das obras de um dos representantes do cinema soviético, Sergei Paradjanov (1924-1990), além de retrospectivas do cineasta greco-americano Elia Kazan e do diretor russo Aleksei German.

A 35ª edição da Mostra Internacional de Cinema tem patrocínio da Petrobras pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura; copatrocínio da Stella Artois; apoio institucional da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo; apoios do Banco Itaú, FAAP e Oi; apoio cultural de Sesc-SP, Oi Futuro, Sabesp, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac), São Paulo Turismo, Imprensa Oficial; colaboração de Editora Cosac Naify, Polo Cinematográfico de Paulínia, MIS, Hotel Renaissance, Condomínio Conjunto Nacional e TV Cultura; e promoção de Folha de S. Paulo, Canal Brasil, Globo Filmes e Band News FM.

O material de divulgação do evento é assinado pelo quadrinista Mauricio de Sousa e apresenta como personagem principal o personagem Piteco, criado em 1964.