Às vésperas do Cannes Lions 2021, o mercado publicitário prepara as suas apostas nos possíveis premiados que, pela primeira vez serão anunciados remotamente, entre os dias 21 e 25 de junho. No total, foram avaliados 29.074 trabalhos de 90 países em 28 disciplinas. Os números apontam uma diminuição de 6% nas inscrições, que em 2019 somaram 30.953 peças de 89 países.
Nesta edição, o evento acumula projetos lançados nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia da Covid-19, que provocou o cancelamento da edição do ano passado.
Simon Cook, managing director do Lions, diz que o momento é de reflexão para enxergar novos horizontes. “Reunir trabalhos do mundo todo é sempre estimulante para entender a indústria antes que o nosso júri determine os trabalhos que servirão como novos benchmarks criativos. Os trabalhos desses dois anos nos contarão sobre as mudanças que a pandemia provocou, mostrando o poder da criatividade como veículo de transformação”.
O festival abriu uma nova categoria, de Creative Business Transformation, cuja finalidade é reconhecer iniciativas que utilizam a criatividade para transformar negócios. A área de Titanium teve alta de 15%, seguida por Social & Influencer (14%) e Creative & Commerce (12%). A comparação é com o ano de 2019, último em que o evento foi realizado presencialmente.
Já as inscrições em Creative Effectiveness Lions registraram uma queda de 38%. Em Creative Strategy Lions, o recuo foi de 20%. Ainda assim, a presença de agências independentes aumentou 14% e a participação de produtoras cresceu 19%.
Para conhecer os jurados brasileiros que analisarão os trabalhos desta edição, além das principais informações do evento clique aqui. Abaixo, o PROPMARK listou alguns dos principais cases nacionais que ganharam destaque recentemente. Confira:
AlmapBBDO: pôster “True Fashion” para Alpargatas
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David: filme “Late Night Stores” para Burger King
Gava Studio: pôster “Pillballs” para Otrivin
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Soko: projeto “She Can” para Guaraná Antarctica
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BETC Havas: campanha “HerShe” para a Hersheys Brasil
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