A pesquisa do Ibope Monitor sobre faturamento publicitário nos primeiros 11 meses de 2008 aponta que as 50 agências mais bem colocadas no ranking movimentaram R$ 30,212 bilhões. O trabalho promovido pelo instituto contempla os preços cheios das tabelas de preços dos veículos de comunicação sem os descontos e planos de incentivo concedidos nas negociações.

A Y&R lidera com R$ 4,081 bilhões e a MatosGrey está em 50º, com faturamento bruto de R$ 123,332 milhões. Nos primeiros 10 meses o faturamento de todas as agências do mercado brasileiro foi de R$ 47,331 bilhões.

Especialistas do mercado acreditam que as agências brasileiras contabilizaram em 11 meses um faturamento de R$ 55 bilhões, mas a informação não é confirmada pelo Ibope. Em 2007 o mercado brasileiro movimentou R$ 51,8 bilhões. Mais detalhes em www.almanaqueibope.com.br

Paulo Macedo

Leia também:
Em 11 meses, Y&R faturou R$ 4 bilhões segundo Ibope Monitor