Uma pesquisa da Advertising Association, associação comercial que representa anunciantes, agências, mídia e serviços de pesquisa no setor de publicidade do Reino Unido, apontou que 55% do público do londrino confia na indústria de publicidade do país. Em 2015, essa porcentagem era de 44%.
Apesar da melhora, uma pesquisa feita pela associação de publicidade, Credos, mostrou que a publicidade tem um claro problema de confiança do público.
De acordo com a associação, em 2020, a confiança do público em outros setores como bancos, varejos, tecnoloiga e mídia batera um recorde de 72%. “Os outros setores que estamos sendo comparados viram uma melhora semelhante e, por isso, a posição relativa da publicidade não mudou”, afirmou a Credos em um relatório divulgado nesta quarta-feira (6).
A pesquisa encontrou uma “correlação consistente” entre aqueles que confiam na indústria da publicidade e aqueles que acreditam que existe um nível apropriado de regulamentação na publicidade.
“Por outro lado, aqueles que acreditam que não há regulamentação suficiente na publicidade tendem a ser os que mais desconfiam dela”, acrescentou o relatório.
Stephen Woodford, presidente-executivo da AA, afirmou que a confiança do público não é algo agradável e sim obrigatório. “Como todas as evidências mostram, a confiança compensa com melhores retornos sobre as campanhas e melhor valor de longo prazo para as marcas que apoiam”, afirmou.