Pesquisa, feita pela iStock, apontou que imagens e vídeos de atletas amadores geram mais engajamento entre o público

Na reta final do ano e às vésperas da Copa do Mundo, as marcas e patrocinadores estão a todo o vapor para preparar campanhas ligadas ao esporte e para envolver os torcedores, focando nas grandes estrelas do futebol.

Apesar de a estratégia fazer certo sentido, a pesquisa desenvolvida pelo VisualGPS, da iStock, apontou que está não é a melhor forma de fazer com que as pessoas se envolvam com as histórias contadas nas peças publicitárias.

Segundo o estudo, 59% dos brasileiros têm o desejo de ver “mais pessoas como elas” como protagonistas de histórias esportivas, além de se sentirem mais motivadas a assistir/praticar esportes quando veem imagens e vídeos que focam nos benefícios mentais, emocionais e físicos de praticar esportes.

Em comparação com o dado anterior, os dados apontaram que 57% das pessoas se sentem motivadas ao ver momentos de ação inspiradores de atletas profissionais e 35% de atletas da vida real ou especialistas em fitness.

Conforme relatado na plataforma de ferramentas de tendências visuais interativas da plataforma, nos últimos 6 meses, os recursos visuais mais populares relacionados ao termo de pesquisa “futebol” ou “soccer” focam apenas em imagens e vídeos que retratam jogadores profissionais ou um jogo profissional, o que reflete uma visão limitada de como as marcas estão se relacionando com seus consumidores durante a Copa do Mundo.

“Ao analisar as imagens mais populares baixadas, é impressionante a ausência de visuais que mostrem pessoas comuns praticando futebol de forma recreativa. Sabemos que durante esse período o público quer ver profissionais e não amadores, no entanto, como sabemos de Copas do Mundo anteriores, esses eventos sempre têm um efeito expansivo que filtra até as bases, e é nessa fase que as marcas têm muitas oportunidades para conectar o esporte a jogadores recreativos, amadores e pessoas comuns”, explicou a Dra. Rebecca Swift, chefe global de insights criativos da iStock.

Alguns dos fatores que se destacaram para as pessoas ao serem questionadas sobre os elementos visuais retratando esportes ou atletas que as motivariam a participar e/ou assistir esportes tinham a ver com os aspectos sociais do mesmo.

Segundo a análise, muitas das pessoas que responderam à pesquisa afirmaram que o esporte é uma chance de se conectar com amigos e familiares, além de verem a atividade como um espaço de fuga mental e liberação do estresse diante dos problemas do mundo real. Além disso, a pesquisa também revelou que 2 em cada 3 pessoas em todo o mundo reconhecem que o envolvimento com esportes é bom para sua saúde mental.