Anuário de 2021 do D&AD traz recursos interativos e análises de trabalhos vendedores (Divulgação)

O D&AD apresenta o seu 59º Anuário, publicado – a exemplo de 2020 – em versão digital gratuita com design do Studio Dumbar e discussões sobre o futuro da indústria da comunicação. Os debates são embasados por nomes capazes de trazer insights a partir dos trabalhos premiados pela entidade em 2021, além de ofertar novos recursos interativos incluindo uma ferramenta de curadoria que permite aos usuários compartilhar os seus trabalhos favoritos.

A novidade deste ano é a série de artigos sobre os trabalhos vencedores de 2021. “Digital pelo segundo ano, o anuário é o meio mais eficaz do D&AD propagar a sua inspiração. Estou otimista com as análises de vozes de dentro e fora da indústria. Visões de diferentes disciplinas, experiências e identidades é exatamente onde a criatividade deveria estar agora: interessada nas mais diversas perspectivas possíveis, clamando por fazer o nosso trabalho criativo tão rico quanto a sociedade que ela integra”, comenta Naresh Ramchandani, presidente do D&AD.

O D&AD convidou profissionais com expertises diversas para trazer perspectivas e conteúdo. No total, são dez análises elevando debates a respeito de diversidade, geração Z, a relação da mídia com as marcas, o avanço do eSports, entre outros. Os autores dos textos são: Emma Hope Allwood (Dazed), Jess Crombie (Save The Children), Shon Faye (autor de The Transgender Issue: An Argument for Justice), Jeff Ihaza (Rolling Stone), Sulaiman Khan (ThisAbility), Keza MacDonald (The Guardian), Debbie Milman (Design Matters), Madoka Nishi (IDEA Magazine), Raven Smith (Vogue Reino Unido).

Para encontrar os ensinamentos deixados pelos ganhadores do D&AD Awards 2021, entender como esses projetos foram idealizados e porque ganharam evidência, o anuário inclui ainda entrevistas em texto e em vídeo com os premiados. Os destaques ficam por conta da conversa com os vencedores do Black Pencil; Collaborative Award; e Side Hustle Award.

Em 2020, o 58º Anuário trouxe 46 vídeos de painéis de júri, entrevistas com jurados e com profissionais da criação falando sobre os bastidores de alguns dos trabalhos que tiveram a maior repercussão neste ano.