58º Anuário do D&AD chega com a promessa de ser mais acessível do que nunca (Divulgação)

O 58º Anuário do D&AD chega à indústria da comunicação em formato inédito. Digital e gratuito, a publicação desenhada pelo Studio Dumbar engloba os projetos mais criativos do mercado publicitário global, agora apresentados com ferramentas interativas, que permitem um maior engajamento com os trabalhos. 

Vídeos dos trabalhos e imagens, inclusive dos ganhadores da edição de 2020 do New Blood Awards, podem ser vistos ao lado de 46 vídeos de painéis de júri, entrevistas com jurados e com profissionais da criação falando sobre os bastidores de alguns dos trabalhos que tiveram a maior repercussão neste ano.

Com a pandemia do novo coronavírus, a edição digital veio para ampliar o alcance da publicação e facilitar o acesso das pessoas a mais de mil trabalhos, entre selecionados e premiados, que podem ser pesquisados ​​de cordo com o prêmio, categoria, disciplina e localização.

“No seu formato digital, o 58º Anuário será mais acessível do que nunca, criando trocas incríveis para a comunidade global e convidando os leitores a descobrir os trabalhos de um jeito engajador.  A plataforma digital também traz os bastidores do júri, combinando recursos que o transformam na edição mais útil, desenhada para elevar a criatividade”, diz Kate Stanners, presidente do D&AD em 2019 e 2020. 

A expectativa é que a versão digital alcance os diversos públicos de uma maneira mais efetiva, inspire novos talentos e ajude a construir um futuro mais sustentável, diminuindo a emissão de carbono.

O D&AD também trabalhou com a agência de insights culturais Neighbourhood para criar relatórios que comparam as principais ameaças de trabalho de 2020 com contexto do mercado no ano anterior, apontando ensinamentos capazes de guiar novas abordagens para os próximos anos.