Apesar de 2020 ter mudado os planos de muita gente, com a falência de muitos negócios, cerca de 87,5% das empresas instaladas no Brasil realizaram alguma iniciativa voltada à transformação digital. O número – que está acima da média mundial, que é de 80% – faz parte do Índice de Transformação Digital da Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), terceira edição do estudo bianual realizado pela Vanson Bourne, e patrocinado pela Dell Technologies em parceria com a Intel. Porém, quem investiu nessa aproximação com o consumidor cresceu bastante durante a pandemia (um exemplo é o Magazine Luíza). Entre os entrevistados no Brasil, 95,5% apontam que enfrentam barreiras para avançar em seus processos de digitalização.
Para te ajudar neste processo, conversamos com Sérgio Santos, consultor em estratégia para Transformação Digital e professor dos cursos de MBA e de Educação Executiva da ESPM. Confira a seguir algumas dicas do especialista em 6 passos para começar uma transformação digital:
1 – O primeiro passo é entender que é preciso mudar por uma questão de sobrevivência. E a mudança não é só adquirir uma tecnologia;
2 – Reveja qual o propósito de sua empresa, a razão de sua existência e qual será sua estratégia;
3 – Verifique quais pontos da organização são capazes de executar essas mudanças;
4 – Ao modificar a organização, quais as habilidades, cultura, capacidades técnicas e de aprendizagem das pessoas ou dos sistemas instalados?;
5 – Defina os pilares estratégicos conforme o propósito, trace planos de ação e verifique o que precisa ser feito para executá-los. É nessa etapa que vêm à tona as aquisições de novas tecnologias de forma priorizada, o treinamento para novas competências, os ajustes na estrutura da empresa e nos processos de inovação;
6 – Procure consultorias para ajudar nessa transição, como o Sebrae e o Empreendedores Compulsivos, além de cursos online gratuitos promovidos por instituições e ONGs de capacitação.
Quer saber mais sobre os cursos da ESPM?
Acesse espm.br