Estudo desenvolvido em conjunto entre revista Exame e o instituto Quorum Brasil traz avaliação de comportamento de consumidores na capital paulista, focando na classe média (renda entre R$ 5 mil e R$ 10 mil), em relação à preocupação com o meio ambiente na hora das compras. Os dados mostram que 74% do total de pesquisados (200) se preocupam com questões ambientais. Quando discriminado por faixa etária, consumidores entre 31 a 40 anos são os que mais se preocuparam: 87%.

Os homens também saem na frente, com 77% de afirmação quanto ao assunto; enquanto que 70% das mulheres pesquisadas disseram se preocupar com a questão. Quando questionados sobre se se consideram bem informados sobre o tema “preocupação ambiental”, 61% do total respondeu que sim.

Outro fato importante constatato pela pesquisa foi o de que 59% consideram o apelo ecológico do produto antes de comprá-lo. No entanto, qualquer dos segmentos analisados abre mão desta posição pela influência do fator preço. Se os produtos com apelo ambiental são mais caros, 70% do público-alvo desiste de comprá-los.