Segundo a pesquisa da Ecglobal, 36% das pessoas iniciam as pesquisas por produtos e acompanham os valores com pelo menos 30 dias de antecedência

A Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, divulgou o resultado da sua pesquisa sobre tendências comportamentais dos consumidores para a Black Friday de 2022.

Segundo o levantamento, 76% dos mil entrevistados têm intenção de concretizar algum tipo de compra na data, contra 65% no ano passado.

Com menos de dois meses para a Black Friday de 2022, varejistas e compradores já se preparam para a data e, segundo a pesquisa do Instituto Reclame Aqui publicada em setembro, 46,4% das empresas já começaram os preparativos.

Do lado dos consumidores, esta também é uma verdade. De acordo com a pesquisa da Ecglobal, 36% dos entrevistados disseram que iniciam as pesquisas por produtos e acompanham os valores com pelo menos 30 dias de antecedência da data, enquanto 22% verificam com 16 a 30 dias de antecedência.

A análise também mostrou que muitos consumidores veem os altos valores de frete, bem como falsas ofertas, como empecilho para as compras; por isso, usam sites de pesquisas. Cerca de 57% dos entrevistados afirmaram que usam sites de busca para pesquisa e 45% utilizam os domínios das marcas, enquanto 51% verificam em páginas de comparação de custo. Na hora da escolha, a pesquisa apontou que o preço baixo, custo-benefício, qualidade e frete são os principais fatores mensurados.

Lista de compras

De acordo com a pesquisa, os eletrodomésticos lideram a lista de intenção de compras dos consumidores, com 53%, seguidos por eletrônicos para a casa, com 47%.

Pela ordem, os itens mais citados são celulares, televisores, eletrônicos e, por fim, eletrodomésticos. Já quando o assunto é presente, há empate entre roupas, eletrônico de uso pessoal e itens beleza e perfumaria, todos com 32%.

“O resultado para as marcas é muito positivo. Os números de intenção de compra e itens para diversos setores subiram com relação a 2021. Este é um bom momento para retomar clientes e fidelizá-los”, afirmou Alan Liberman, CGO e Co-CEO da Ecglobal.

Entre os itens, a Copa do Mundo também entrou no orçamento dos entrevistados e devem ajudar a movimentar ainda mais o mercado. Além de roupas e camisas oficiais apontadas por 48%, assessórios (47%) e decoração (44%) devem ser adquiridos.

Há ainda uma gama de 42% de pessoas que pretendem aproveitar a Black Friday para adquirir produtos de extrema necessidade, que são utilizados no dia a dia das famílias, o que dá um parâmetro de como como a crise econômica impacta o poder de consumo e de compras do brasileiro.

O local de compra

Quando o assunto é Black Friday, as lojas Americanas, Samsung, Magalu, Casas Bahia e Amazon são as primeiras marcas que vêm à mente dos mil entrevistados, segundo a pesquisa.

Juntas, as cinco varejistas somaram mais de 600 votos, sendo metade deles para as Lojas Americanas. Além disso, 70% dos entrevistados apontaram que devem adquirir produtos de marcas que compraram anteriormente e 35% devem obter o que já desejavam.

Outro dado interessante é que a Americanas também figura na primeira posição na questão de locais para as compras, seguido de Magalu, Amazon, Mercado Livre e Shopee.

Para os homens, os mais citados são Amazon, Fastshop, Mercado Livre e Ponto. Já as mulheres estão de olho nas ofertas da Americanas, Shopee e Shein.

“A expectativa é de que a Black Friday deste ano atinja um crescimento maior e nossa pesquisa deve auxiliar o consumidor a fazer melhores escolhas”, finalizou Alan Liberman.