O site CicloVivo, central de notícias sobre sustentabilidade e meio ambiente, realizou uma pesquisa para descobrir os hábitos mantidos pelos leitores do site em relação a sustentabilidade. Feito entre dezembro de 2010 e janeiro de 2011, a pesquisa on-line contou com a participação de internautas de todas as regiões brasileiras e teve como foco apontar até que ponto as pessoas estão dispostas a por em práticas ações sustentáveis.
A pesquisa teve sua tabulação concluída em março e conta com questionário social sobre hábitos diários e corriqueiros, como tirar os aparelhos eletrônicos da tomada, reutilizar sacolas plásticas, a preferência pelo uso de transportes públicos, entre outros.
Os resultados foram positivos e apontam que os brasileiros estão dispostos a colocar a sustentabilidade em prática. Dentre eles, se destacam 80% dos participantes que dizem não jogar lixo nas ruas, 60% que afirmam tomar banho em um intervalo de tempo que vai de cinco a dez minutos e 50% que optam por bicicleta sempre que possível.
Um destaque negativo é o fato de que 97% dos internautas relatam que seus condomínios não reaproveitam a água da chuva e outros 73% indicam não possuir sistema de coleta seletiva em seus conjuntos residenciais. As empresas privadas também foram avaliadas pelos participantes da pesquisa, que concluíram que 94% delas não possuem alternância entre os elevadores e somente 20% das empresas possuem sensores de energia.
As eleições também apareceram nos resultados da pesquisa. Quase 80% dos internautas alegaram ter escolhido candidatos preocupados com o meio ambiente e sustentabilidade.
O questionário também perguntou quais as empresas os participantes consideravam mais sustentáveis, deixando a resposta livre, sem sugestão de opções. As empresas que se destacaram foram a Natura, o Banco Real / Santander, a Petrobrás, o Grupo Pão de Açúcar e a Unilever.
“Estamos satisfeitos com o resultado, pois aponta para uma crescente conscientização da população e das empresas, e acreditamos que a tendência é que cada vez mais essas ações sejam inseridas em nossa rotina e repassadas de geração em geração”, afirma Thaís Teisen, apresentadora do Programa CicloVivo.