Diretora de negócios para o varejo do Google Brasil acredita que Black Friday e Copa do Mundo são uma 'associação positiva' para o mercado
O Google encomendou pesquisa ao Offerwise, que ouviu 500 brasileiros das classes A, B e C para compreender sua motivação na Black Friday. O estudo atesta que já está em análise o que comprar na data. Eletrodomésticos, televisores e roupas estão entre as prioridades dos consumidores.
“O estudo traz notícia importante para as marcas: os consumidores já iniciaram sua jornada de compra, e as empresas podem exercer papel de ajuda nesse momento de escolha”, afirma Gleidys Salvanha, diretora de negócios para o varejo do Google Brasil.
Qual a importância da Black Friday, que está no pós-eleição e dentro da Copa do Mundo, para o Google?
A Black Friday é uma das principais datas do varejo no ano e, no caso do Google, é um momento especial para apoiar marcas e empresas a se conectarem com o consumidor em todos os momentos de sua jornada de compra. Neste ano, temos uma experiência inédita, que é a coincidência entre a Black Friday e a Copa do Mundo, que poderá ser uma associação positiva para o varejo. A Copa, tradicionalmente, desperta o otimismo e a vontade de consumo nas pessoas. Agora, após dois anos de restrições por conta da pandemia, acreditamos que esse sentimento será ainda maior, pois as pessoas desejam aproveitar esse momento para celebrar com os amigos e receber as pessoas em casa. E queremos ajudar os nossos parceiros a aproveitar esse cenário, com estratégias que se alinhem às tendências de consumo durante a Copa do Mundo. Então, uma de nossas recomendações é transformar a euforia dos torcedores em vendas, por exemplo, destacando itens que estão na lista de preparação para receber pessoas em casa durante jogos. Sobre as eleições, não temos como prever seu impacto no consumo durante a Black Friday.
Quais as oportunidades para este ano?
A Copa do Mundo é uma grande chance para as empresas na Black Friday deste ano. Segundo pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise em outubro, os brasileiros pretendem investir em alimentos, bebidas e moda esportiva - 26%, 25% e 17%, respectivamente - pensando no Mundial do Catar. Ainda segundo a pesquisa, 93% dos consumidores também pretendem deixar a compra da TV, aparelho imprescindível para assistir aos jogos, na Black Friday. Outra questão a ser aproveitada pelas empresas é que, apesar do cenário de incerteza, o brasileiro está mais otimista em relação à sua situação financeira no fim do ano. Segundo uma pesquisa recente encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos, 71% dos consumidores declararam que pretendem fazer alguma compra durante o evento, alta de 29% em relação a 2021. Uma das razões disso é o aumento da confiança da classe C, cuja intenção de compra cresceu 32% na comparação com o ano passado.
Como contempla o pós-pandemia?
Uma questão que também pode ser explorada é o desejo de compra como presente para si e como forma de recompensa depois de dois anos de restrições. Segundo a pesquisa encomendada ao Instituto Ipsos, 89% dos entrevistados disseram que vão comprar algo para si na Black Friday, e 42% que vão se recompensar, depois de um ano que consideram difícil, comprando coisas que querem.
Há expectativa de crescimento do Google Ads? Qual o percentual?
Não compartilhamos esses dados, mas queremos continuar ajudando nossos clientes em suas estratégias para essa Black Friday.
O Google desenvolve campanha para atrair mais clientes ou alertá-los?
No Google, a temporada da Black Friday já começou há muito tempo. Desde o início do semestre, estamos trabalhando no desenvolvimento de ferramentas de suporte, campanhas e estudos de tendências de compra para apoiar as empresas na preparação para a data. Em setembro, demos o pontapé inicial para a data com o evento Black Friday Connections Store, em que reunimos grandes, médios e pequenos varejistas, agências e também jornalistas para anunciar as principais tendências de consumo para este ano, e mostrar como o Google, por meio de suas ferramentas e consultoria, pode ajudar as empresas a alavancar as suas vendas. Nesse evento, montamos uma área com 18 estações para apresentar produtos e soluções do Google, com especialistas para explicar como eles funcionam e de que maneira podem ajudar as empresas. Ao longo deste mês, vamos compartilhar boletins sobre tendências de busca com nossos clientes. Essas são informações valiosas que eles podem usar para ajustar sua estratégia de negócios em tempo real e para encontrar novas formas de se conectar com os consumidores em todos os momentos de sua jornada de compra. Além disso, lançamos um site com
informações e recomendações para apoiar clientes e parceiros no momento de preparação para a temporada. Na página, há uma série de guias sobre como usar os produtos da empresa para alavancar os resultados de vendas na temporada.
Qual a estratégia deste ano?
Estamos apoiando os nossos clientes a adaptar as suas estratégias e campanhas para a jornada de compras multicanal, que se tornou ainda mais forte após a experiência de confinamento durante a pandemia. Segundo a pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos, sete em cada dez brasileiros afirmaram que compraram tanto em canais online quanto offline nos últimos seis meses, um crescimento de 10 pontos percentuais em relação ao ano passado. Nesse contexto, é vital localizar seus clientes onde eles preferem comprar, colocá-los no centro das suas estratégias de marketing e oferecer ótimas experiências de consumo.
Quais recursos o Google disponibiliza para auxiliar as empresas?
No ano passado, lançamos o Guia de Commerce do Google, que traz uma série de recomendações de ferramentas e produtos que podem ajudar empresas de todos os tamanhos a traçar estratégias comerciais e de marketing mais efetivas. Entre esses recursos estão os Anúncios de Inventário Local (LIA, sigla em inglês). Eles funcionam como uma espécie de vitrine virtual: quando o consumidor busca por algum produto no Google, o recurso permite que ele descubra qual estabelecimento próximo tem em estoque, para que possa retirá-lo imediatamente. No Google, entendemos que as barreiras entre online e offline desapareceram e as empresas precisam se adaptar a essa nova realidade para se conectar com os consumidores, independentemente de onde estão. Por isso, nesta nova era de consumidores ‘multicanais’, o digital é essencial para atrair a atenção para sua marca e acompanhar a jornada de compra dos consumidores.
Os vídeos do YouTube permanecem em alta? Houve elevação do interesse por esse formato?
Sim, a audiência no YouTube e a produção de conteúdo para a plataforma alcançou escala gigantesca nos últimos anos, e permanecem em alta para a Black Friday. O YouTube está em múltiplos dispositivos e também na sala de estar, por meio das TVs conectadas. Para se ter uma ideia, temos um alcance de 120 milhões de espectadores mensais no Brasil, sendo que 75 milhões assistem ao YouTube na TV. Essa transformação no hábito da audiência tem aberto novas oportunidades para as marcas. E oferecemos apoio aos nossos clientes para aproveitar a vontade que a audiência do YouTube tem em buscar inspiração, indicações e reviews de produtos, e posicionar sua marca nesse momento da jornada. Uma das tendências é a venda de produtos por live commerce, formato que ganhou relevância durante a pandemia e permite juntar influenciadores e marcas, criar uma linguagem direta com o espectador. No YouTube, temos desenvolvido projetos nesse formato, com transmissões voltadas para dias inteiros de vendas, como durante o Show da Black Friday.
Como é a integração com agências de publicidade e anunciantes?
Para apoiar os nossos clientes, o Google Brasil oferece, desde 2015, suporte dedicado às marcas e agências durante o período de preparação para a Black Friday, incluindo suporte em tempo real na semana do evento. Além disso, desenvolvemos painéis de insights para monitorar em tempo real as intenções de compra dos consumidores com base em suas consultas na Busca, e muito mais. Uma de nossas principais experiências de apoio é o War Room, em que trabalhamos ao lado dos times de marketing de nossos clientes para solucionar desafios usando dados e insights do Google. Neste ano, ele será realizado no formato híbrido, após dois anos sendo feito de maneira virtual.
Quais soluções o Google dispõe?
O Google tem várias soluções para conectar empresas e consumidores, como o Performance Max, Anúncios de Inventário Local (LIA) e Google Analytics 4, além das soluções de computação em nuvem oferecidas pelo varejo por Google Cloud e a Carteira do Google. Neste ano, apresentamos duas novidades: o recurso de promoções no Google Shopping, que funciona como uma etiqueta e está disponível desde o início de outubro, e o Commerce Maturity.
O que isso facilita?
Esse recurso permite que as empresas sinalizem se estão oferecendo desconto em percentual, cashback ou frete grátis em determinado produto. O consumidor, com essa etiqueta, identifica facilmente as melhores ofertas nas plataformas do Google, incluindo o Google Shopping e a aba de Compras da Busca. Esse recurso tem impacto significativo para as empresas que promovem seus produtos por meio de campanhas de Shopping. Anúncios de produtos que têm alguma promoção associada apresentam, em média, 28% de aumento na taxa de conversão e 46% de crescimento no retorno de investimento em publicidade, se comparados a produtos sem uma promoção associada.
Como sinalizar as promoções?
O lojista precisa acessar o Google Merchant Center, plataforma que permite cadastrar informações sobre produtos disponíveis no seu site ou loja e exibi-los a potenciais clientes por meio das plataformas do Google, com a ajuda da publicidade ou não. Por meio do novo recurso, o lojista poderá oferecer desconto, cashback ou promoções do tipo “compre 1 e leve 2”, além de sinalizar condições especiais de frete. O recurso está sendo disponibilizado de maneira gradual para os anunciantes no Brasil desde a metade de outubro. Já o Commerce Maturity é um modelo desenhado pelo Google para acelerar as estratégias de Commerce dos principais clientes. Com ele, é possível analisar o nível de maturidade das empresas em relação às suas estratégias de venda nos mais diversos canais e, com a ajuda do Google, elas poderão traçar um plano de ação para aprimorar sua operação e estratégia de negócios. O modelo vai permitir ao Google compartilhar com os clientes todo o seu conhecimento sobre o assunto, ajudando-os a usar a força do digital para alavancar suas estratégias e resultados, seja vendendo por canais online ou offline.
Qual o alcance do Google Ads?
O Google Ads ajuda os anunciantes a obter eficiência e praticidade para alcançar o melhor retorno de investimento em suas campanhas. Os anúncios do Google Ads conseguem ajudar os anunciantes a se conectar com as pessoas certas, e no momento certo. Além disso, o Google Ads oferece uma série de recursos para experiência de publicidade totalmente automatizada, que permitem às empresas dedicarem seu tempo e investimento para assuntos mais importantes e estratégicos, enquanto o Google vai atrás do cliente por elas. O mais recente recurso de automação é o Performance Max, que unifica o acesso ao inventário do Google em suas diversas plataformas, como o YouTube, a Rede de Display, a Busca, o Discover, a aba de compras do Gmail e o Google Maps. Ou seja, você cria uma única campanha, e ela poderá ser distribuída automaticamente para todos esses canais, permitindo dedicar seu tempo e investimento para assuntos mais importantes e estratégicos, enquanto o Google vai atrás do cliente por você.