Marcelo Passos e Márcio Oliveira, executivos à frente do Grupo de Atendimento

 

Enxergar a publicidade como parte de um universo globalizado em que todas as peças se complementam e nunca se excluem. Olhar para fora. Com um discurso engajado, bem-humorado e repleto de dicas diretas a respeito de como obter sucesso no mundo dos negócios, Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, encerrou a cerimônia de lançamento oficial do GA (Grupo de Atendimento), na manhã desta terça-feira (5), no Teatro Faap, na capital paulista. “A capacidade de manter sua própria indústria é geopolítica. Acho importante que esse novo grupo não se limite às demarcações da propaganda e crie conexões com os grandes empresários da comunicação. É necessário se inserir na sociedade e na economia, entender os mecanismos. Não é acompanhando apenas sua indústria que se faz algo inovador. A propaganda não pode ficar falando com ela mesma”, afirmou o executivo.

Nizan: capacidade de manter sua própria indústria é geopolíticaAcompanhado por mais de 500 profissionais do meio, o evento apresentou as primeiras atividades referentes ao grupo, que tem Marcelo Passos, diretor-geral de atendimento e gestão da Africa, e Márcio Oliveira, presidente da Lew’LaraTBWA, como presidente e vice, respectivamente. No palco, a dupla contou um pouco da história do nascimento da nova entidade e destacou seus três pilares: educação, aprimoramento e atualização em prol da formação de futuros líderes do mercado. Marcado para abril, o primeiro projeto é um curso que terá, entre seus professores convidados, o Major Miranda, responsável pela negociação do sequestro que envolveu o apresentador Silvio Santos e sua filha em 2001. Os módulos programados também vão abordar administração de crises, gestão de pessoas, liderança e técnicas de apresentação e venda. O grupo ainda planeja lançar um livro por ano e se expandir para outros estados do Brasil a partir de 2015.

“O atendimento tem paixão pelo seu ofício. Ele é negociador, gestor, divulgador e cumpre um papel fundamental na agência. Cabe a nós o exercício da curiosidade, do saber perguntar, o método que leva e traz informações. Por essas características, a oportunidade de ouvir as experiências de alguém como o Major Miranda agrega muito à função”, declarou Luiz Lara, presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade).

Com sede na APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), o GA nasce apoiado e integrado com as mais importantes entidades do mercado, entre elas a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), representada no palco por seu vice-presidente, Rodrigo Lacerda, que enumerou as características necessárias ao atual profissional de atendimento: liderança; jogo de cintura — “para lidar não apenas com o cliente de fora, mas com todos os internos que surgem no decorrer do processo” —; capacidade de antecipação, inspiração e motivação; controle de budget; formação acadêmica e espírito empreendedor.

O Grupo de Atendimento tem patrocínio de Burti, ESPN, Google, Metro e Nissan, e contará com José Eduardo Schwartzman (diretor de atendimento da Africa) e Cláudio Kalim (presidente da Africa Entretenimento) à frente da diretoria administrativa-financeira; Hamilton Leão (diretor de atendimento da NBS), Daniel Jotta (VP de novos negócios da Dentsu Brasil) e Tom Gil (diretor de atendimento da Talent) na diretoria de comunicação e relações com o mercado; Marco Piza (diretor de contas da Loducca), Fabiana Bruno (diretora de atendimento da OgilvyOne), Andrei Croisfelt (diretor de atendimento da DM9DDB), Rodolfo Campitelli (diretor de atendimento da AgênciaClick) e Márcio Oliveira na diretoria acadêmica; e Rafael Carminetti (diretor-geral de atendimento da Lew’LaraTBWA), Paula Coelho (diretora de atendimento da Africa), Robert Filshill (diretor-geral de atendimento na Borghi/Lowe) e Gabriela Manisck (diretora de atendimento da Taterka) na diretoria de projetos especiais. A entidade também terá um conselho consultivo, formado por cerca de 40 líderes do mercado, que deve se reunir pelo menos duas vezes no ano.