O  canal Studio Universal, joint venture da Globosat com a NBCUniversal International Networks, lança sua nova identidade visual e novo posicionamento, adotando a assinatura A gente vive cinema e o foco da programação em filmes de grandes diretores. O canal foi incluído na grade brasileira com o Syfy em 2012 – até então apenas o Canal Universal estava disponível. A administração, feita remotamente a partir de Miami, foi transferida para o Brasil e um longo processo global de adequação e branding foi iniciado.

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O Studio Universal é um canal de filmes que precisava ganhar identidade própria num segmento altamente concorrido no cenário da TV por assinatura. Até sua chegada ao Brasil, a experiência da equipe da NBCUniversal era de ótima receptividade do Canal Universal, cuja programação inclui séries exclusivas, além de filmes e outros conteúdos. Tanto que o canal é um dos líderes de audiência, segundo o Ibope, e está presente em 16,2 milhões de domicílios. “Tínhamos só um canal e passamos a ter três dentro da Globosat. O Canal Universal já está maduro, e precisávamos cuidar dos dois ‘bebês temporões’”, brinca Paulo Barata, CEO da NBCUniversal.

O Syfy é, segundo o executivo, um desafio menor, uma vez que tem seu nicho e diferencial bem claros: trata-se de um canal com foco em mentes curiosas, interessadas em fenômenos sobrenaturais e experiências científicas.

No entanto, como empacotar e diferenciar mais uma oferta de filmes na “selva” do pacote básico de canais por assinatura? A solução é diferenciar por marca e on-air, a apresentação visual do canal.

A reformulação da identidade visual do canal Studio Universal foi desenvolvida pela equipe de marketing da NBCUniversal International Television, em parceria com a divisão criativa da inglesa Red Bee Media, que se inspirou no icônico mundo cinematográfico. A apresentação on-air toma a forma de cartazes de cinema com layout centrado, enquanto o logotipo foi redesenhado em preto e branco. Brasil e mercado hispânico ganharam o privilégio de estrear a nova cara no último dia 1º. “Acredito que a solução encontrada traduz o conceito magistral usado certa vez por Woody Allen para definir os próprios filmes, que é o do ‘perfeitamente simples’”, afirma Barata.

O nome Studio ganha destaque, até como uma maneira de diferenciação em relação ao Canal Universal. Na programação, basicamente os melhores filmes do cinema, além de produções nacionais como o Cine Lab (produção da Boutique Filmes, em São Paulo, que está entrando na terceira temporada e é exibida nos três canais da NBC), produtos licenciados da TV Record e da TV Brasil e outros nove projetos em fases de produção diferentes como o Jungle Pilot (Giros), 171 (Moonshot) e Unidade Básica (Gullane). Barata explica que séries podem ser transformadas em telefilmes para se adequar à programação do Studio. Para a produção local, a NBC conta com verba própria, patrocinadores e fundo setorial.

Campanha
Para fortalecer a marca do canal junto ao público, o Studio Universal ganha uma campanha institucional – criada pela agência Tudo – que chama os fãs para participar do conceito A gente vive cinema e foi planejada para estar prioritariamente no ambiente digital. Nove filmes estão sendo produzidos e mostram situações, sempre divertidas, em que o cinema inspira a vida real. O canal convidará pessoas a produzirem os seus filmes, disponibilizando no site do canal um aplicativo próprio para isso, ampliando as possibilidades de engajamento com a marca. Os melhores filmes poderão ser vistos no canal.

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