Os desafios, impactos sociais e econômicos impostos pela Covid-19 são inúmeros, principalmente quando o bem mais valioso é perdido: a vida. E neste cenário de profunda crise global as marcas são cada vez mais cobradas e avaliadas sobre como estão se posicionando para ajudar a sociedade. E como o setor out-of-home (OOH) é imprescindível nesse momento? Simples, sendo um meio para uma das maiores aliadas na luta contra a pandemia, a informação.
Em tempos de disseminação de fake news, a sociedade busca por fontes confiáveis para consumir informações, e mais do que nunca precisa de mensagens de apoio, orientações, direcionamentos e soluções. É bastante crucial que as marcas se conectem com sua audiência de forma humana neste momento. Essa postura deve impactar como o consumidor irá se relacionar com a marca no futuro, quais suas percepções sobre determinada empresa e julgamento de como tal se comportou em uma situação de crise.
Hoje, cerca de 80% das campanhas nos pontos de ônibus de São Paulo têm como com foco conscientização e colaboração no enfrentamento ao coronavírus, e os demais 20% de anúncios são prestação de serviços, e campanhas de higiene e limpeza, um forte indicativo de que as marcas de fato estão buscando se comunicar prestando apoio. São 3 mil faces de pontos de ônibus distribuídas pela cidade com mensagens de orientação sobre como evitar a contaminação do vírus.
Mesmo diante de uma redução no número de pessoas circulando pelas ruas, a informação precisa estar presente nesses ambientes. São inúmeros os profissionais que exercem atividades essenciais, e sem o privilégio de se isolar em casa, e a informação deve estar ao alcance de todos.
As transformações por quais estamos passando reforça a importância da conexão entre as pessoas e, seja qual for a plataforma de transmissão das mensagens, ela ajuda o cidadão nas decisões mais conscientes.
Nós da Otima, sabemos que essa situação aguda é passageira. Enquanto isso, vamos desempenhando nosso papel social e nos preparando para uma retomada forte e rápida no próximo semestre. Até lá, continuaremos firmes e lado a lado com a população.
Pedro Barros é diretor comercial da Otima