Executiva lidera a operação da agência na América Latina

Executiva com 28 anos de carreira no mercado publicitário e passagens por agências como Havas Brasil, tendo sido sócia  também da Versão Beta, Sinc e Euro RSCG 4D, Roberta Raduan lidera a operação da Klick Health na América Latina, aberta no fim do ano passado.

Maior agência independente especializada em health, a Klick foi uma das mais premiadas no Cannes Lions 2023 e em outros festivais internacionais. “Com as premiações deste ano, a agência ganhou uma projeção grande, mas temos uma dificuldade no Brasil porque é uma marca muito nova”, relata ela a seguir, entre outros desafios e temas do setor.

Origem
A Klick Health é uma agência de origem digital canadense, aberta em Toronto em 1997. É uma agência independente que se especializou em saúde. Por coincidência, eles começaram a ter muita demanda de projetos da indústria farmacêutica. Em determinado momento, 40%, 50% dos clientes eram desse setor. E eles começaram a desenvolver plataformas para médicos. É uma indústria que tem uma peculiaridade na comunicação, de regulamentação, do que pode ou não, é uma comunicação dirigida. Foi então que enxergaram uma grande oportunidade de ser uma agência digital focada em health. E acabaram abrindo mão de todos os clientes de outros segmentos que tinham para focar 100% em health and wellness. A Klick é uma agência de origem digital, com espírito empreendedor muito forte, porque é uma empresa de dono.

Expansão
A operação em São Paulo foi aberta oficialmente em outubro de 2022. Eles já tinham a intenção de expandir e, com a pandemia da Covid-19, a Klick cresceu muito. Por ser uma agência de origem digital, foi relativamente fácil fazer a migração dos times para home office. Mas, com a Covid, o projeto de expansão global parou e eles continuaram com o crescimento no Canadá e Estados Unidos. Com o fim da pandemia, eles retomaram o projeto de expansão. Brasil é hub da América Latina para a maioria dos clientes. 50% da indústria farmacêutica da região está no país. E não dá para falar em operação global sem estar na América Latina também. Como sempre foi arrojada e bold, a Klick lançou ao mesmo tempo os escritórios de São Paulo e Londres, e em janeiro o de Singapura. Ou seja, basicamente três operações ao mesmo tempo, servindo América Latina, Europa e Ásia.

Roberta Raduan: 'Agência ganhou uma projeção grande, mas temos uma dificuldade no Brasil porque é uma marca muito nova' (Divulgação)

Proposta nova
Teve o primeiro momento de montar a operação do zero, que é uma coisa que eu já fiz na minha vida umas quatro ou cinco vezes. A Klick Health tem algo muito especial, que é trazer uma proposta nova para o mercado. Eu não acho que tenha uma outra agência com oferta parecida: especialista em health and wellness, com um background de digital tão forte, ao mesmo tempo com advertising, como a Klick tem. Dos 1.800 funcionários que possui, mais ou menos 300 são médicos ou cientistas. Não existe outra agência que tenha 300 médicos em sua folha de pagamento mensal.

Diferencial
Claro que todas as multinacionais de comunicação têm o seu braço de health, é um mercado consolidado no Brasil, mas acho que eles ainda estão muito focados em advertising, no branding e em fazer campanhas. E, na verdade, como estamos vendo em todas as indústrias, e não é diferente na indústria farmacêutica, o que faz a diferença não é só o advertising. É o advertising, falar com o médico, é o ponta a ponta, ter um programa de paciente que te ensine e não deixe você sair do tratamento, por exemplo. O abandono de tratamento de doenças crônicas é um problema no mundo inteiro. O diferencial é fazer e entregar a comunicação com o médico, o paciente, montar o plano de paciente, fazer o site médico se precisar, ter alguém que faça o aconselhamento. Você não pode dizer simplesmente que o remédio reduz a dor de cabeça. Não é só sobre a regulamentação, é sobre entender o que o produto faz e comunicar corretamente.

Prêmios
A Klick é a maior agência independente em health e agora, de acordo com o Festival de Cannes, é a segunda mais criativa também. Neste ano, foi nomeada em Cannes como a 2ª Healthcare Agency of the Year e a 2ª Healthcare Network of the Year. Superpremiado, parte do projeto “The bridge”, um curta-metragem de animação criado para o Paws NY (que destaca os benefícios para a saúde mental dos animais de estimação), foi feito pelo criativo brasileiro Bernardo Romero, que está em Nova York, com as produtoras brasileiras Jamute e Lightfarm. Além de Cannes, outros trabalhos da Klick também foram premiados no D&AD e no Clio Awards.

Projeção
Com as premiações deste ano, a agência ganhou uma projeção grande, mas temos uma dificuldade no Brasil porque é uma marca muito nova. Mas estamos trabalhando a todo vapor, fazendo projetos para clientes locais, da América Latina e, como a gente trabalha sem fronteiras, tem projetos que fazemos juntos com equipes de fora. Ganhamos uma grande conta no Brasil por alinhamento global, mas não posso falar. Normalmente, não divulgamos os clientes, porque é estratégico. A gente está fazendo muitos projetos especiais. Este está sendo um ano de exploração de mercado.

Leia a entrevista completa na edição de 28 de agosto de 2023