No ano em que completa 70 anos de uma história feita de ousadia, empreendedorismo, criatividade e constante inquietude inovadora, uma coisa que chamamos de “inusitude”, a ESPM está praticamente chegando de novo ao Rio de Janeiro.

E, com o devido perdão pelo trocadilho, desta vez a ESPM está chegando na Glória.

No próximo dia 23 de setembro, a instituição faz o pré-lançamento de seu campus na Villa Aymoré, um edifício histórico, amplo, cheio de jardins e cercado de verde. Bem na Zona Sul, no emblemático bairro da Glória, ao lado do Outeiro e bem em frente ao metrô.

Esse movimento é cheio de simbolismo e representa uma potente resposta ao nosso plano diretor acadêmico que tem muito a ver com a experiência do estudante, tem muito a ver com aprender fazendo e a ter vontade de ficar na escola.

A exuberância do novo campus nos leva a refletir sobre nossa origem e nos remete ao ideal de nossos fundadores: a ESPM nunca foi pequena. É verdade que nascemos em uma salinha emprestada pelo MASP, mas já éramos grandes.

Já tínhamos a missão gigantesca de transformar o Brasil de 1951 em um centro de excelência global em publicidade. Depois também em marketing. E todo o demais.

Hoje o Brasil é reconhecido mundialmente como uma referência em publicidade, marketing, comunicação e criatividade. E a ESPM tem certamente muito a ver com isso.

O campus ESPM Glória Villa Aymoré é um dos maiores investimentos já feitos pela instituição. Inaugurada em 1916, a vila é um conjunto de casas batizadas com nomes indígenas pelo empreendedor Antônio Mendes Campos.

Antes, no mesmo local, hoje um patrimônio histórico e cultural carioca, foi erguido o casarão da Baronesa de Sorocaba.

Pelas imediações, circulava a alta nobreza do Império brasileiro, o inquieto D. Pedro, inclusive.

Esse ambiente, totalmente revitalizado, modernizado, cercado de arte e voltado para o século 21, será um polo de formação, estudo, pesquisa e análise da economia criativa, uma vocação natural do Rio de Janeiro.

O campus ESPM Glória passa a abrigar todas as atividades dos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado.

Com a excelência acadêmica que sempre nos caracterizou, com um corpo docente espetacular e instalações no estado da arte, além de um currículo voltado para o novo mercado de trabalho, queremos que nossa comunidade acadêmica seja referência no pensamento e na construção da economia do nosso tempo, calcada na criatividade, na inovação e nas chamadas soft skills.

Ao longo dos anos, a ESPM ganhou o apelido de “A maravilhosa”, pelo seu jeito, seus professores e funcionários, por conta de sua criatividade e pela infraestrutura que, desde sempre, surpreendeu a visitantes de todo o Brasil e de todo o mundo.

É claro que temos orgulho deste apelido carinhoso, mas orgulho mesmo, de verdade, temos de nossos estudantes, que ao longo destas sete décadas de história chegaram ao mercado para transformar negócios, para gerar riquezas e sempre brilhar como os melhores profissionais de administração, publicidade, marketing, cinema e design.

São eles que fazem a ESPM ser a maravilhosa.

Dalton Pastore é presidente da ESPM (presidencia@espm.br)