Desenvolver projetos específicos para clientes e consumidores da região Nordeste é o foco da parceria entre a Blackbox, agência de Zeca Batista e Rogério Martins, e a consultoria A Ponte Estratégia, ambas com sede em São Paulo. Segundo André Torretta, sócio-diretor de A Ponte, a ideia é apresentar soluções. “Venho prestando consultoria sobre regionalização há algum tempo. As empresas finalmente entenderam que a região era carente e estão adaptando produtos, serviços e comunicação. Ainda há muito estereótipo. Nas estratégias traçadas no Sudeste, por exemplo, é comum que uma ação direcionada ao Nordeste apresente características baianas, como se a Bahia representasse toda a área”, diz ele.
O executivo chama atenção para o fato de que, embora a economia brasileira apresente estagnação, a do Nordeste ainda está crescendo. “Fazemos pesquisas sobre a região a cada dois meses, sempre buscando nos manter atualizados. No geral, o Nordeste pede um linguajar mais bem-humorado e colorido. Os costumes são diferentes, portanto, a abordagem também deve ser”. Para Batista, a iniciativa também valoriza a atuação das duas empresas entre os clientes do Sudeste. “Muitas vezes, o cliente fica confuso sobre como atuar nesses locais. Queremos, ainda, dizer a eles que nem só de Carnaval e São João vive o Nordeste”, declara o executivo.
A parceria entre a Blackbox e A Ponte Estratégia já tem projetos de sete clientes encaminhados. Os executivos mantêm as empresas envolvidas em sigilo, mas adiantam que a primeira estreia acompanha o Dia das Crianças. Segundo Batista, o mesmo cliente já tem outras ações previstas para o Natal. “Também fechamos um projeto em conjunto com a Prefeitura do Recife e a Legenda Mídia Exterior e temos exclusividade na comercialização em toda a orla de Recife e Jaboatão dos Guararapes”, finaliza.
No momento, a sociedade conta com operações em Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE). O atendimento principal será feito por São Paulo.