Dentro do contexto operacional em que as fintechs brasileiras atuam, a tecnologia é, sem dúvidas, um dos principais condutores no que diz respeito à construção de jornadas enriquecedoras e experiências que se mostrem capazes de fidelizar usuários. Os desafios são variados e demandam a utilização de métodos que simplifiquem a vida dos profissionais. Nesse sentido, a qualificação de leads é um pilar a ser fortificado por startups e empresas do segmento, na medida em que traz agilidade e precisão para a abordagem das equipes comerciais, potencializando as chances de mais um negócio ser concretizado.

A inovação no universo das fintechs possui um caráter contínuo de aprimoramento e atualização. Como a própria premissa dessas organizações sugere, são serviços cuja essência tem como base a aplicação de soluções tecnológicas em prol de melhores resultados, especialmente no campo financeiro. Assim, existem alternativas a serem implementadas no que tange à análise de dados, automatização de etapas processuais e consolidação de um ambiente seguro, entre outros exemplos. Seguindo essa linha de raciocínio, o mesmo vale para a comunicação externa, dada a complexidade do relacionamento com o cliente nos dias atuais.

Comunicação é a base de relações transformadoras

Para que uma companhia consiga transmitir suas qualidades ao mercado e conquistar novos clientes, a comunicação precisa estar engatilhada sob práticas claras e objetivas, tendo a tecnologia como uma verdadeira aliada estratégica. Esse é um fato comum entre empresas de diversos segmentos. Ao trazermos o cenário para o setor financeiro, os desafios são ainda maiores se considerarmos que, geralmente, tratam de questões mais delicadas, por abordarem tópicos financeiros que atingem o dia a dia das pessoas.

Conquistar a confiança do cliente não é uma tarefa de simples execução. Para fintechs, é preciso ir além da qualidade que suas soluções possuem, com estratégias que se aproximem da realidade de cada cliente em potencial, de modo a criar vínculos proveitosos para ambas as partes.

Jornada comercial: os fatores que credenciam as fintechs

A finalidade de se tornar competitivo e se destacar entre os demais também se aplica às fintechs.  Com isso colocado, é preferível que a área comercial tenha a seu favor artifícios que possam identificar as melhores oportunidades de negócio, deixando os representantes em plenas condições de finalizar um processo longo de fidelização.

É nesse ponto que empresas com tecnologias especializadas têm a possibilidade de fomentar um ciclo de vendas orientado à inovação, com ações, a exemplo da qualificação de leads, que contribuam para uma jornada comercial agregadora sob diversos aspectos.

Para encerrar o artigo, destaco que nenhum cliente é similar ao outro e a participação dos profissionais de pré-vendas é determinante para que os critérios estabelecidos sejam avaliados, o que pode culminar ou não na identificação de um possível lead, com chances reais de negócio. Dessa forma, o processo, além de otimizado, não toma tempo desnecessário da equipe comercial e traz ganhos significativos de eficiência e agilidade na adesão de novos clientes.

Hillary Rodrigues é Sales Development Representative (SDR) na Receiv