A companhia belga-brasileira Anheuser-Busch Inbev irá substituir o presidente da sua unidade nos Estados Unidos. O escolhido para assumir o comando da subsidiária é o brasileiro Luiz Fernando Edmond, executivo até então responsável pelas operações da cervejaria na América do Norte. David Peacock, ex-presidente para EUA, agora passa a desempenhar um papel de conselheiro na companhia, liderada pelo também brasileiro Calos Brito, que responde como ceo global.
A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (23) pelo portal Ad Age. Segundo a reportagem, Peacock era um dos últimos executivos da era “antiga” da AB, antes da sua aquisição em 2008. De acordo com as informações, a queda de market share de marcas top da companhia, como Budweiser, que deixou de ser a segunda mais vendida nos EUA, exerceu pressão para a saída de Peacock. Com a perda do segundo lugar da Bud, a AB Inbev, pela primeira vez em 20 anos, deixou de ser a empresa dona das duas principais marcas daquele país.
Mesmo assim, a Anheuser-Busch continua sendo a cervejaria líder no mercado americano, mas seu market share caiu de 47,7% para 47% em 2011, queda de mais de 100 milhões de litros, aponta relatório da publicação Beer Marketer’s Insights e citado pela reportagem.
O anúncio do novo presidente para Estados Unidos foi realizado em comunicado assinado por Edmond e distribuído para distribuidores. O executivo brasileiro começou sua carreira na Ambev em 1990. Formado em Engenharia de Produção pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), ele passou pelas áreas comercial, de operações e de distribuição. Em janeiro de 2005, assumiu como presidente da AB Inbev para América Latina e, depois, como presidente da AB América do Norte.