A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas apresenta o extrato da segunda edição da pesquisa que avalia a importância e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro. Os resultados foram apresentados durante o Fórum Internacional ABA Branding 2005, que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto. A pesquisa contou com o apoio operacional da Quest Pesquisa de Mercado e Marketing e faz parte das atividades do Comitê de Branding do Clube de Marketing da ABA. Ao todo 980 pessoas foram entrevistadas em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife. Foram avaliadas 16 categorias de produtos e serviços. Omo e Coca-Cola são as marcas com os maiores índices de ‘Top of Mind’. O produto da Unilever teve 82% das menções na categoria de sabão em pó e Coca-Cola 57% na categoria de refrigerantes.
Top of Mind (Primeira marca mencionada pelo respondente em cada categoria)
Sabão em pó
Omo
82%
Refrigerante
Coca-Cola
57%
Cartão de crédito
Visa
43%
Revista
Veja
41%
Aparelho celular
Nokia
39%
Operadora de telefonia fixa DDD
Embratel
36%
Companhia aérea
Varig
35%
Fabricante de automóvel
Volkswagen
35%
Leite Longa Vida
Parmalat
33%
Operadora de telefonia móvel
Vivo
32%
Cerveja
Skol
28%
Plano de saúde
Unimed
27%
Posto de combustível
Ipiranga
25%
Banco
Bradesco
25%
Supermercado
Carrefour
18%
Modelo de automóvel
Gol
17%
Na categoria jornal, a tabela apresenta o ‘Top of Mind’ por região pesquisada, devido à atuação regional das marcas:
Jornal (Porto Alegre)
Zero Hora
68%
Jornal (Rio de Janeiro)
O Globo
53%
Jornal (Recife)
Diário de Pernambuco
50%
Jornal (São Paulo)
O Estado de São Paulo
34%