A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas apresenta o extrato da segunda edição da pesquisa que avalia a importância e o prestígio das marcas para o consumidor brasileiro. Os resultados foram apresentados durante o Fórum Internacional ABA Branding 2005, que aconteceu nos dias 23 e 24 de agosto. A pesquisa contou com o apoio operacional da Quest Pesquisa de Mercado e Marketing e faz  parte das atividades do Comitê de Branding do Clube de Marketing da ABA. Ao todo 980 pessoas foram entrevistadas em São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Recife. Foram avaliadas 16 categorias de produtos e serviços. Omo e Coca-Cola são as marcas com os maiores índices de ‘Top of Mind’. O produto da Unilever teve 82% das menções na categoria de sabão em pó e Coca-Cola 57% na categoria de refrigerantes.

Top of Mind (Primeira marca mencionada pelo respondente em cada categoria)

Sabão em pó
 Omo
 82%
 
Refrigerante
 Coca-Cola
 57%
 
Cartão de crédito
 Visa
 43%
 
Revista
 Veja
 41%
 
Aparelho celular
 Nokia
 39%
 
Operadora de telefonia fixa DDD
 Embratel
 36%
 
Companhia aérea
 Varig
 35%
 
Fabricante de automóvel
 Volkswagen
 35%
 
Leite Longa Vida
 Parmalat
 33%
 
Operadora de telefonia móvel
 Vivo
 32%
 
Cerveja
 Skol
 28%
 
Plano de saúde
 Unimed
 27%
 
Posto de combustível
 Ipiranga
 25%
 
Banco
 Bradesco
 25%
 
Supermercado
 Carrefour
 18%
 
Modelo de automóvel
 Gol
 17%
 

Na categoria jornal, a tabela apresenta o ‘Top of Mind’ por região pesquisada, devido à atuação regional das marcas:

 

Jornal (Porto Alegre)
 Zero Hora
 68%
 
Jornal (Rio de Janeiro)
 O Globo
 53%
 
Jornal (Recife)
 Diário de Pernambuco
 50%
 
Jornal (São Paulo)
 O Estado de São Paulo
 34%