A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) empossou sua nova diretoria nesta quinta-feira (25), em sua sede, em São Paulo. A partir desta data, João Batista Ciaco, diretor de publicidade e marketing para América Latina da Fiat, é o novo presidente da diretoria nacional, que tem como primeiro vice-presidente Rodrigo G. de Lacerda, diretor corporativo de marketing do Grupo Carrefour.
Ricardo Alves Bastos, vice-presidente Latin América – Legal and Corporate Affairs da Johnson&Johnson e presidente da ABA no biênio anterior, e Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de assuntos corporativos Brasil e América Latina da Unilever, passam a dividir a presidência do conselho superior da entidade.
No total, a chapa eleita soma 50 executivos dos maiores anunciantes do Brasil.
Confira a nova diretoria:
Diretoria Nacional
Presidente
– João Batista Ciaco, diretor de Publicidade e Marketing América Latina da Fiat
1º Vice-presidente
– Rodrigo G. de Lacerda, diretor de Marketing Corporativo do Grupo Carrefour
Vice-presidentes
– Eduardo Bernstein, diretor de Marketing da Sadia
– Luca B. Cavalcanti, diretor de Marketing do Bradesco
– Marco Simões, vice-presidente de Comunicação e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil
– Paulo Koelle, diretor de Marketing da Procter & Gamble
– Ricardo Monteiro, diretor de Mídia, Produção e Relações Públicas América Latina da Reckitt Benckiser
– Yole Maria de Mendonça, Secretária de Comunicação Integrada da Secom-PR
Diretores
– Afonso Champi, diretor de Assuntos Corporativos da Cargill
– Armando Medeiros de Faria, diretor de Marketing e Comunicação do Banco do Brasil
– Cristiane Ortiz do Amaral Pereira, secretária adjunta de Comunicação da Secom- Governo de SP
– Edson Masao Kikuchi, gerente nacional de Propaganda e Publicidade da CEF
– Eduardo Bendzius, diretor de Marketing da Diageo
– Gustavo Diament, vice-presidente de Marketing da Nextel
– Herlander Zola, gerente de Marketing Automóveis da Volkswagen do Brasil
– José Vicente Marino, vice-presidente de Negócios da Natura
– Luís Antônio de Carvalho Vargas, gerente de Publicidade e Promoções da Petrobras
– Marcos Caetano, diretor de Marketing de Negócios Bancários do Itaú-Unibanco
– Nicanor Guerreiro, gerente de Marketing da Marilan
– Pedro Marcos Boszczovski, diretor de Planejamento e Mídia do HSBC Bank Brasil
Conselho Superior
Co-Presidentes
– Luiz Carlos Dutra, vice-presidente de Assuntos Corporativos Brasil e América Latina da Unilever
– Ricardo Alves Bastos, vice-presidente Legal e Assuntos Corporativos, América Latina da Johnson & Johnson
Conselheiros
– Carlos Eduardo Monte Alegre Toro, titular da TBLN Advogados
– Disraelli Galvão Guimarães, diretor adjunto de Relações Governamentais da AmBev
– Ellen Paula G. da Silva, gerente de Marketing e Comunicação, Marca e Call Center da Bosch
– Fábio Goes Acerbi, diretor de Assuntos Corporativos e Governamentais da Kraft Foods
– Flávio Vormittag, gerente Geral da U.S. PHARMACOPEIA
– Guilherme Caldas de Castro, gerente de Inteligência de Marketing América do Sul da Michellin
– Horacio Del Nero Rocha, consultor da Sina Cosméticos
– Lenize Baseggio, assessora de Comunicação Estratégica dos Correios
– Marisa D’Alessandri, gerente Executiva Jurídica da Nestlé
– Newman Debs, vice-presidente Jurídico da Pepsico
– Nívea F. Morato, diretora de Marketing da Citroën
– Pedro Silva, presidente do IVC
Ex-Presidentes
– José Carlos Aguilera
– Orlando Lopes Batista, titular da OLMC
Presidentes dos Comitês Técnicos
Comunicação Corporativa: Gislaine Rossetti, diretora de Comunicação Corporativa para América do Sul da Basf
Gestão de Mídia & Marketing Digital: Malu López, diretora de Mídia da Unilever
Pesquisa & Inteligência Competitiva: Marcos Carvalho, Customer Experience director do Walmart
Jurídico: Nelcina Tropardi, Marketing Support Legal Director da Unilever
Produção: Ligia de Camargo, Audiovisual Production Brasil da Unilever
Promoção, Trade & Varejo: Rogério Lima, gerente de Trade Marketing da Boehringer Ingelheim
Relações com Consumidor: Silvia Pereira, gerente de Qualidade Brasil & Relações com o Consumidor da Pepsico
Relações Governamentais: Juliana Nunes, diretora de Assuntos Corporativos da Unilever
Presidentes dos Comitês de Melhor Prática
Branding: Stephan Duailibi Younes, gerente da Área de Marcas da Unimed Rio
Comunicação por Conteúdo: Flávia da Justa, diretora de Comunicação da Oi
Gestão Financeira de Marketing: Fábio Cornibert, diretor Administrativo e Financeiro da CFN Consultoria
Sustentabilidade: Renata Macedo, assessora de Sustentabilidade da Philips
Diretoria da ABA Rio
Presidente
– Sérgio César de Azevedo, coordenador de Comunicação da Unisa
Diretores
– Danielle Troccoli, gerente de Publicidade e Promoção da Duty Free Dufry
– Edmundo Fornasari, diretor de Comunicação da Fetranspor
– Eraldo Carneiro, gerente de Comunicação e Planejamento da Petrobras
– Flávia Flamínio, diretora Geral da ESPM Rio
– Guilherme Caldas, gerente de Inteligência de Marketing América do Sul da Michellin
– Leonardo Lima, superintendente de Marketing e Comunicação de Produtos da Bradesco Seguros
– Márcio Victer
– Mauro Madruga, gerente executivo de Propaganda e Marketing da Unimed Rio
Presidente dos Comitês Técnicos da ABA Rio
Comunicação Corporativa: Marcos André, gerente de Planejamento e Pesquisa da Petrobras
Gestão de Mídia: Tereza Fabian, gerente de Novos Negócios da Supervia
Pesquisa & Inteligência Competitiva: Paulo Costa, gerente de Pesquisa da White Martins
Promoção, Trade & Varejo: André Mafra, gerente de Marketing da Duty Free Dufry
Relações com Consumidor: Jorge Amparo, gerente de Atendimento da Sul América Seguros