Criado pela ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) em 1990, o prêmio Libertae, que reconhece a contribuição de profissionais para elevar a qualidade da comunicação brasileira, foi entregue na tarde desta quarta-feira (12) a Nelson Sirotsky, presidente do conselho de administração do Grupo RBS, e Luiz Lara, presidente da Lew’LaraTBWA. Cledorvino Belini, presidente da Fiat e terceiro homenageado, não compareceu à cerimônia por conta de compromissos em Minas Gerais. “Perguntamos se poderíamos entregar o troféu a um representante, mas Belini fez questão de recebê-lo pessoalmente em outra ocasião”, explicou Rafael Sampaio, vice-presidente executivo da ABA.
Os ganhadores do Libertae foram chamados ao palco durante o ENA – Encontro Nacional de Anunciantes, promovido pela ABA no hotel Renaissance, na capital paulista. Em seu discurso de agradecimento, Sirotsky lembrou os nomes de Ruy Mesquita, diretor do jornal O Estado de S. Paulo, e Roberto Civita, presidente do conselho de administração e diretor editorial do Grupo Abril, que morreram em maio. “Para mim é um orgulho enorme estar aqui e receber um prêmio que já foi entregue a esses dois grandes comunicadores. Nós os perdemos há poucas semanas, mas seus enormes legados sempre serão fonte de inspiração”, declarou o executivo, que recebeu o troféu das mãos de João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat para a América Latina e presidente da ABA.
Lara, cujo prêmio foi entregue por Luiz Carlos Dutra, diretor corporativo de relações institucionais do Grupo Votorantim e presidente do conselho superior da ABA, destacou a paixão pelo trabalho e a necessidade de liberdade comercial e de expressão, retomando as discussões sobre a proibição à publicidade infantil, tema de um dossiê apresentado pela Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) em abril deste ano. “A publicidade é a indústria que movimenta as outras indústrias. Realizada pela Abap, uma pesquisa comprovou que 87% da população gosta e confia na propaganda brasileira. Hoje, temos também o fato de que é impossível isolar as crianças do mundo. Não é preciso proibir mais nada, há órgãos competentes e suficientes para regulamentar conteúdo e veiculação”, afirmou.
Em seu segundo e último dia, o ENA contou com palestras de Gabriela Onofre, diretora de comunicação da P&G Brasil; Valéria Pando, senior marketing manager da Pepsico Brasil; João Ciaco; e Eduardo Sirotsky Melzer, presidente executivo do Grupo RBS, que apresentaram cases de sucesso de suas respectivas empresas.