Documento tem como objetivo discutir o impacto da indústria de mídia na sustentabilidade e como pode ser feita a redução de danos ao meio ambiente
A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) anunciou o lançamento do "Guia GARM de Sustentabilidade: ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na indústria de mídia” durante a 3ª Reunião de Diretoria Nacional, que aconteceu nesta quinta-feira (21).
O material foi produzido pelos Comitês de Comunicação & ESG e de Mídia da entidade, a partir de sua versão original elaborada pela World Federation of Advertisers (WFA), entidade global que representa os anunciantes e na qual a ABA é afiliada e membro de seu Executive Committee.
“Ao reconhecer o papel crucial que a indústria publicitária desempenha na moldagem de tendências e comportamentos, e entender a urgência do desafio global de mudanças climáticas, temos a responsabilidade de liderar essa filosofia sustentável em todos o ecossistema de mídia, sendo este o principal objetivo da ABA com este guia elaborado pela GARM – Global Alliance for Responsible Media, lançado no Brasil de forma pioneira pela ABA, em novembro de 2021” , afirmou Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro Executive Committee da WFA.
O documento tem como objetivo discutir o impacto da indústria de mídia na sustentabilidade e como pode ser feita a redução de danos ao meio ambiente. Além disso, o guia promove um conjunto de orientações práticas de ações0 que as agências e os atores do mercado podem fazer.
“Precisamos que profissionais de marketing e comunicação usem sua criatividade e o alcance de suas mídias e campanhas para promover a conscientização e incentivar comportamentos mais sustentáveis”, ressaltou Fabíola Duarte, Head of Communication da Diageo e presidente do Comitê de Comunicação & ESG da ABA.
A publicação de 14 capítulos projeta ser a base, o ponto de partida para planos de ações nas agências Brasil afora e pretende oferecer ao mercado um panorama abrangente de como o segmento da mídia pode criar soluções particulares e em cadeia para questões que afetam a todos.
O documento também tem a função de fazer conexões e negócios com fornecedores comprometidos com práticas eco-friendly, sendo está uma das chaves para que a cadeia de mídia sustentável se consolide.
“Está na hora de repensarmos as abordagens tradicionais e adotarmos práticas inovadoras. A otimização de recursos é essencial, reduzindo desperdícios tanto na produção de materiais quanto na veiculação de campanhas. Investir em tecnologias mais eficientes e sustentáveis também é crucial para diminuir nossa pegada de carbono. No entanto, o maior desafio reside em nosso próprio comportamento interno. Devemos revisar nossas operações, dos escritórios às viagens, buscando minimizar nosso impacto ambiental. Ao abraçar práticas que compensam as emissões, mostramos que estamos comprometidos não apenas com a retórica, mas com a ação concreta”, completou Paula Marsilli, presidente do Comitê de Mídia e VP da ABA e diretora de mídia e audiências da Natura & Co.