A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) terá nova diretoria a partir da próxima quinta-feira (23), quando acontecerá a posse, em cerimônia de caráter privado, na sede da entidade em São Paulo, que apresentará o novo presidente, Ricardo Alves Bastos, diretor de assuntos legais e governamentais da Johnson & Johnson para a América Latina. Orlando Lopes, atual presidente, vice-presidente de canais de comunicação da Unilever para a América Latina, será o presidente do Conselho Superior. No total, a chapa que será eleita soma 50 executivos de 39 dos maiores anunciantes do País. O novo Conselho de Presidentes será liderado por Phillippe Boutaud, presidente do Laboratório Cristália, e será constituído por mais sete presidentes ou diretores gerais de empresas associadas à ABA. A missão desse novo órgão é a de estabelecer uma instância de consulta para o conselho superior e diretoria da entidade, tanto para ajudar a definir caminhos e prioridades como para apontar as principais demandas que os líderes das empresas têm para a área de comunicação de marketing e a atividade da ABA. Já os Comitês de Melhor Prática terão como função desenvolver o conhecimento de uma disciplina ou atividade específica da gestão, do marketing e da comunicação das organizações. Eles serão integrados por executivos de associadas e por convidados especiais da Diretoria da ABA, da área de agências, veículos e fornecedores especializados. Estes comitês serão divididos em cinco: Branding, Comunicação por Conteúdo, Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento, Responsabilidade Social e Gestão Financeira de Marketing. Confira abaixo a nova diretoria da ABA para o biênio 2006/2008:
Diretoria Nacional
Presidente
Ricardo Alves Bastos – Diretor de Assuntos Legais e Corporativos, América Latina da Johnson & Johnson
1º Vice-Presidente
Horacio Del Nero Rocha – Vice-Presidente da Gomes da Costa
Vice-Presidentes
Caio Barsotti – subsecretário de publicidade da Secom/Presidência da República.
João Batista Ciaco – diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat.
Mário Castelar da Silva – diretor de serviços de marketing e comunicação da Nestlé.
Pedro Silva – diretor de relações externas da Procter & Gamble.
Rodrigo G. Lacerda – diretor corporativo de marketing do Carrefour.
Eunápio Torres – diretor de serviços e comunicação do HSBC.
Diretores
Arilton Rocha de Sousa – gerente de relações institucionais da Philip Morris.
Ellen Paula Gonçalves – gerente de marketing corporativo da Bosch.
Flávio Vormittag – diretor de relações institucionais da Medial Saúde.
Gilmar Marques – diretor de mercado da NKB Diagnósticos.
Marcelo Alonso – superintendente de assuntos corporativos da Credicard.
Márcio Godinho Oliveira – consultor de marketing da Presidência da CEF.
Marco Simões – diretor de comunicação da Coca-Cola.
Nívea F. Morato – diretora de marketing da Citroën.
Paulo Pompílio – diretor de imprensa e relações públicas do Grupo Pão de Açúcar.
Pedro Bueno Vieira – diretor jurídico da Tetrapak.
Sônia A. C. Sanches – gerente de marketing do Hospital Santa Joana.
Vito Delfino – assessor de marketing da Secom/São Paulo.
ABA Rio
Presidente
Sérgio Azevedo – vice-presidente de marketing da Unisa
Presidentes de Comitês Técnicos
Gestão e Negócios de Mídia: Ricardo Monteiro – gerente de mídia da Reckitt Benckiser.
Comunicação Corporativa: Fernanda Souza de Carvalho – gerente geral de comunicação corporativa da América Latina da Philips.
Inteligência Competitiva e Pesquisa: Guilherme Caldas de Castro – gerente de inteligência de marketing da América do Sul da Michelin.
Promoção e Trade Marketing: Maria José de Oliveira – gerente de promoções da Procter & Gamble; Adriana Ungaretti de Godoy – gerente de novos negócios da Johnson & Johnson.
Atendimento ao Consumidor: Maria Lúcia Pettinelli – gerente de relações com o consumidor da Unilever Alimentos.
Marketing Digital e Tecnologia: Lusia Nicolino Pereira – gerente de marketing do Terra.
Jurídico: Marisa G. D’Alessandri – gerente jurídica da Nestlé
Produção: Nair Bittencourt Ferreira Alves Dax – gerente regional de audiovisual do Grupo Unilever.
Varejo: Fernanda Louzada Mendes – gerente de atendimento ao cliente da Casa & Vídeo.
Conselho Superior
Presidente
Orlando Lopes – vice-presidente de canais de comunicação, Brasil e América Latina do Grupo Unilever.
Conselheiros
Aldo Bergamasco – presidente da Baden-Baden.
Amália Sina – presidente da Philip Morris.
Carlos Eduardo Monte Alegre Toro – sócio titular da TBLN Advogados.
Ewaldo Mario K. Russo – conselheiro administrativo dos Laboratórios Fleury.
José Otaviano Pereira – diretor comercial dos Correios.
Marcello Braga Artacho – vice-presidente de marketing da Colgate-Palmolive.
Osvaldo Barbosa de Oliveira – diretor geral do MSN Brasil.
Paulo Rogério Caffarelli – diretor de marketing do Banco do Brasil.
Paulo Henrique do Amaral Studart Montenegro – senior lawyer da Motorola.
Roberto Guenzburger – diretor de marketing da Claro.
Rui Porto – diretor de comunicação e mídia da Alpargatas.
Silvana Cassol – vice-presidente de Marketing da Avon.
Ex-Presidentes
Luiz Carlos C. Dutra Jr. – diretor de assuntos corporativos, Brasil e América Latina do Grupo Unilever.
J.C. Aguilera – diretor da Galeazzi & Associados
Comitês de Melhor Prática
Presidentes
Branding: João Ciaco – diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento da Fiat
Comunicação por Conteúdo: Rui Porto – diretor de Comunicação e Mídia da Alpargatas
Gestão Financeira de Marketing: Fábio Cornibert – diretor Administrativo e Financeiro da Johnson & Johnson.
Responsabilidade Social: Percival Caropreso – sócio titular da 2 ½ Comunicação e Marketing
Recursos Humanos: Nilson Salustiano Gomes – diretor de recursos humanos da Johnson & Johnson.
Conselho de Presidentes
Presidente
Phillippe Boutaud – presidente do Laboratório Cristália.