Após consultas públicas e rodadas técnicas com o mercado de comunicação, a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) apresenta oficialmente ao mercado que vêm sendo discutidos desde 2010.
O lançamento do programa, detalhado na publicação “Indicadores de Sustentabilidade para a Indústria da Comunicação”, acontece nesta sexta-feira (2), em Belo Horizonte, junto à reunião nacional da entidade, da qual participam os presidentes dos 18 capítulos estaduais da Abap.
A ferramenta, desenvolvida em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), será usada para a autoavaliação das agências associadas à entidade. Segundo a publicação, “a ideia é estimular as agências a colocarem questões socioambientais e econômicas em pauta na hora de criar um anúncio, de discutir um planejamento, de definir um mapa de mídia, de contratar um fornecedor etc”.
De acordo com o documento, nessa primeira fase, os indicadores foram pensados apenas para as agências. Na próxima etapa, o objetivo da Abap é levá-los para toda a indústria da comunicação. “Levantamos informações em mercados como Estados Unidos e Inglaterra e não há nada semelhante sendo feito nesse sentido. É uma iniciativa inédita a do Brasil”, afirma Decio Vomero, diretor executivo da Abap.
Posteriormente, o objetivo da entidade é lançar um Prêmio Nacional de Sustentabilidade, premiando melhores cases e campanhas realizadas.
por Keila Guimarães