Do próximo dia 31 de março a 3 de abril, nas dependências do Grand Palladium Imbassai Resort & Spa, em Salvador, será realizado o evento “Nordeste. A bola da vez”, uma promoção do capítulo baiano da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) que representa nessa atividade todos os estados do Nordeste. A ideia é reunir 800 empresários e diretores dos maiores anunciantes do Brasil, agências de propaganda, veículos de comunicação e fornecedores do País. “Queremos construir uma agenda propositiva para as empresas de comunicação de todos os segmentos, em torno das perspectivas econômicas e sociais favoráveis da região”, explicou Renato Tourinho, presidente da Abap/Bahia.

Entre os palestrantes confirmados estão o ex-ministro da fazenda Mailson da Nóbrega; Mariano Lozano, presidente da Danone; Mario Ragasol, presidente do instituto de pesquisas Nielsen do Brasil; Michel Levy, presidente da Microsoft do Brasil; José Vicente Marino, vice-presidente de negócios da Natura; Izael Sinem, diretor de marketing da Nestlé; João Batista Ciaco, presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat; e André Torreta, da agência Ponte Estratégica, especialista no consumidor da classe C.

O “Nordeste. A bola da vez” quer mostrar para o mercado, segundo a Abap, que a região é a que apresenta os melhores indicadores de crescimento do País. “Na última década o PIB  (Produto Interno Bruto) da região cresceu 37% contra 32% do PIB/Brasil e segundo as consultorias especializadas essa tendência deve se manter e ampliar nos próximos anos. Em relação aos indicadores específicos de 2010 a região bateu recordes de arrecadação de tributos e operações de crédito. A região aumentou a sua arrecadação de tributos em 25,7% contra 19,4 % do Brasil e as operações de crédito apresentaram uma performance acima de 33% em relação ao ano anterior contra 17% do Brasil”, detalha documento da Abap encaminhado a imprensa na última terça-feira (15).

A Abap também destaca o Bolsa Família, “que beneficiou e incluiu no mercado de consumo mais de seis milhões de nordestinos”, oferta de crédito disponível para a região, programas de infraestrutura, como a transposição do Rio São Francisco, telecomunicações, recursos para setor sucro-energético e demanda reprimida de serviços e moradia. Na Copa de 2014 o Nordeste terá quatro capitais como sede da competição: Maceió, Natal, Recife e Salvador que exigem investimentos estimados em R$ 5 bilhões.