A Abap (Associação Nacional das Agências de Publicidade) promove nesta sexta-feira (16), em São Paulo, reunião nacional que será liderada pelo presidente Dalton Pastore. Um dos temas do encontro que envolve a participação dos presidentes dos 18 capítulos regionais da entidade será a revisão das normas-padrão do Cenp (Conselho Nacional das Normas-Padrão) cujo relatório final está concluído faltando algumas revisões. O conselho do Cenp deve dar parecer definitivo na próxima semana. As BVs (Bonificações de Volume) e bureaus de mídia são os tópicos que exigem maior avaliação devido à temperatura elevada que envolve o assunto, pomo da discórdia entre a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e agências de publicidade e também entre o TCU (Tribunal de Contas da União) e anunciantes de contas públicas.
O Cenp divulgou recentemente comunicado no qual informou o fim das análises realizadas por grupo de estudo multidisciplinar sobre gestão de mídia das agências e também dos planos de incentivo concedidos às agências pelos veículos de comunicação, mais conhecidos como BVs. O estudo teve a participação de representantes da Abap (Geraldo Alonso Filho e Armando Strozemberg), ANJ (Associação Nacional de Jornais- Claudio Santos), Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão- Gilberto Leifert), Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda- Antonio Lino), Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas- Thaís Chedde Soares) e da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) para alterar seu estatuto. Na reunião da Abap, seus representantes na comissão do Cenp, Geraldo Alonso Filho e Armando Strozemberg, farão uma exposição do que já foi avaliado e aprovado pelo grupo de trabalho.
“Os acordos estão sendo submetidos às necessárias revisões técnicas e redação final, para serem encaminhados para referendo das entidades signatárias e aprovação do Conselho Superior do Cenp”, disse o documento. Na avaliação de Petrônio Corrêa, que está em férias em Nova York, em entrevista ao propmark há cerca de dois meses, é que BVs não serão altaradas e que as empresas de mídia continuarão impedidas de atuar no País. “O Cenp precisa se modernizar e é isso que estamos fazendo, mas com muita responsabilidade. Não são decisões simples e que merecem reflexão detalhada. O que não está em discussão são os planos de incentivo dos veículos e a liberação da entrada das empresas de mídia no País”, detalhou Corrêa.
Outro assunto que será debatido na reunião da Abap nesta sexta-feira é uma parceria da Abap com o Canal Rural para assuntos relacionados ao marketing rural. A publicidade de cervejas, o IV Congresso Brasileiro de Publicidade e a legislação específica para concorrência de publicidade governamental, em trâmite na Câmara dos Deputados, também estão na agenda da reunião da Abap. “É um encontro longo e que debate todos os assuntos do momento. A revisão do Cenp e o IV Congresso estão na pauta”, relatou Dalton Pastore, presidente da Abap.
Paulo Macedo