Trecho da campanha veiculada pela Abap

 

A Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) aprovou comercial e anúncio desenvolvidos pela F/Nazca Saatchi & Saatchi no qual se posiciona contra a patrulha montada no Congresso Nacional para proibir a publicidade de bebidas no País. As peças começam a ser veiculadas a partir da próxima semana. A Rede Globo de Televisão já se comprometeu em incluir na sua grade comercial, mas a entidade está em contato com jornais e TVs de todo o País para reforçar o repúdio contra a proibição de propaganda de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação.

O filme é simples, apenas com lettering. Dalton Pastore, presidente da Abap, diz que a ação é uma “explicação” formal sobre proibição. “Tem gente que bebe e dirige, tem gente que vende bebidas para menores e tem gente que bebe e pratica a violência. Estamos conscientes disso. Porém, não é proibindo a publicidade que esse problema vai ser resolvido. Proibir é uma solução simplista e cínica. Não é proibindo a propaganda política que o País vai acabar com a corrupção. Aliás, a propaganda política é a única que o Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitário) não fiscaliza. Estamos fazendo um alerta à razão. Temos que entender as razões e causas do problema, mas não é com proibição que vamos chegar à solução. Pessoalmente, fico preocupado com um País que deixou o regime de exceção para trás estar falando em proibição. Pelo menos essa lição a ditatura deveria ter nos ensinado”, afirmou Pastore.

Paulo Macedo