A Abap divulgou nesta manhã nota oficial one se posiciona sobre a crise provocada no mercado publicitário após das denúncias feitas na CPMI dos Correios. Veja a íntegra:
“A ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade, entidade que há 56 anos representa as principais agências do Brasil, tendo em vista as recentes notícias originárias na CPMI dos Correios questionando procedimentos do mercado publicitário, esclarece:
- As verbas da publicidade cuja arrecadação no Brasil é pulverizada por uma rede de mais de 4.000 agências, garantem aos meios de comunicação a solidez financeira que permite a independência editorial;
- Os recursos da publicidade garantem à sociedade o direito à informação, posto que sem publicidade, não existiriam nem TVs e Rádios, assim como os preços das revistas e jornais seriam proibitivos para grande parte dos leitores atuais;
- O formato de remuneração das agências de publicidade no Brasil está definido por leis, decretos e normas disponíveis, conhecidas e aprovadas por veículos, agências, fornecedores e anunciantes;
- A receita das agências é instituída por lei e, principalmente, concedida pelos veículos que, assim, as remuneram a título de intermediação e serviços prestados;
- A bonificação de volume (BV), que os meios de comunicação usam para incentivar a qualidade da publicidade e o aumento de venda de espaço publicitário, faz parte das normas que regem a atividade publicitária, gerando para as agências receitas legítimas, faturadas, contabilizadas, sobre as quais se recolhem impostos e que não podem ser transferidas a terceiros ou a anunciantes;
- As relações das agências associadas à ABAP com seus clientes e veículos devem observar as leis e as normas que regulamentam a atividade publicitária no Brasil.
Desde o início da crise que vem abalando o País, as agências, através da ABAP, sempre se manifestaram publicamente a favor das investigações que tragam a verdade, levando à punição exemplar dos culpados e evitando generalizações.
Para o sucesso das investigações, a ABAP ofereceu ajuda ao TCU e coloca às CPMIs a sua irrestrita colaboração para quaisquer esclarecimentos que permitam a total transparência dos negócios da publicidade.
Associação Brasileira de Agências de Publicidade