A organização não governamental ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais) ingressou com recurso no Conar (Código Nacional de Auto-Regumentação Publicitária) contra a campanha “Quer dividir alguma coisa com os amigos”, da marca Doritos – que integra o portfólio da Pepsico, por considerá-lo preconceituoso. A ação multidisciplinar tem os filmes “Hélio” e “YMCA”, criação da AlmapBBDO, que envolveu a equipe formada por André Godoi, André Gola, Ary Nogueira, Marco Aurélio Gianelli (Pernil) e Marco Monteiro, com direção de criação de Luiz Sanches e Dulcídio Caldeira.
Em um dos filmes produzidos pela Cia de Cinema, com direção de Rodolfo Vanni, e veiculado desde o dia 8 de março, grupo de amigos está passeando de carro. O que está no banco da frente dança com o som do rádio cuja música é o clássico “YMCA” da banda Village People. Todos olham para o garoto com ar desconfiado, provavelmente questionado sua sexualidade. Uma frase da peça, segundo Toni Reis, presidente da ABGLT, sintetiza o que classifica de preconceito: “Tem coisas que você não deve dividir com ninguém”. Para assistir ao comercial clique aqui.
A ONG presidida por Reis representa cerca de 200 associações em todo o País. “Temos certeza de que mensagem é preconceituosa. O comercial quer dizer que ser homossexual não é legal pois trata os trejeitos e maneirismos usados por gays de forma excludente”, disse Reis ao propmark.
Paulo Macedo
O grupo Pepsico divulgou comunicado oficial:
“Um dos pilares defendidos pela PepsiCo é a diversidade e inclusão. Nunca aceitaríamos o risco de veicular qualquer mensagem discriminatória, muito menos ofensiva a qualquer público, e desrespeitar os homossexuais seria inaceitável tanto para a Pepsico quanto para sua agência de propaganda.
Neste sentido, a nova campanha de Doritos, lançada no dia 08 de Março deste ano, tem como conceito demonstrar como é gostoso consumir Doritos entre amigos. A linha de criação foi baseada em dados de pesquisa que mostram que o consumo da categoria de salgadinhos ocorre principalmente quando a pessoa está sozinha, indicando uma grande oportunidade de explorar o consumo compartilhado.
Para se apropriar deste momento de consumo coletivo, foi desenvolvido um plano de comunicação completo colocando Doritos como uma boa alternativa para dividir com os amigos. Utilizando a assinatura “Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divide um Doritos.”, foram criados filmes, sites e materiais para ponto de venda que materializam esta assinatura através de uma divertida campanha que lembra, de forma descontraída, que todos nós já pagamos algum mico entre amigos, como uma dancinha ultrapassada ou uma imitação embaraçosa. Os filmes YMCA e Hélio mostram justamente isso, como todos já passamos por situações em que achávamos que estávamos sendo engraçados, mas na verdade estávamos pagando um grande mico. A brincadeira continua no site www.doritos.com.br, onde é possível colocar fotos que comprovem momentos engraçados e esquisitos da história de vida de cada um.
Todos os materiais e filmes desenvolvidos para esta campanha foram aprovados pelo público, em pesquisa, antes do início da veiculação, justamente por trazer à tona lembranças engraçadas que compartilharam com os amigos – o próprio Orkut conta com comunidades como “Eu Já cantei no karaokê”, “Eu já fiz dancinha do YMCA”, entre outras, comprovando como é mesmo engraçado. Os filmes estão agradando muitos consumidores, que têm se manifestado sobre a graça da situação. Da mesma forma, o site da campanha está com um grande número de participações e muitas fotos de pessoas que entraram no espírito da brincadeira e quiseram dividir e se divertir com os micos postados no site.
Especificamente no caso do YMCA, a dancinha é tratada, de forma irreverente, como algo fora de moda e não faz nenhuma menção ao homossexualismo. É uma coreografia antiga, engraçada e ultrapassada. Daí o olhar de estranhamento dos amigos para o mico do menino ao fazer a dancinha no carro.
Respeito, compartilhamento e inclusão foram e sempre serão valores indispensáveis para a Pepsico.”