Depois de uma primeira gestão de dois anos, Thomaz Naves, diretor comercial e de marketing da Record Rio, assume novo mandato para o biênio 2015/2016 da ABMN (Associação Brasileira de Marketing & Negócios), ao lado de Dudu Godoy, vice-presidente executivo da NBS Comunicação, que se mantém na presidência do Conselho Superior da entidade.
“Marketing é ter um olhar novo para tudo. Serão dois anos num tempo de revolução em que muita coisa nova será aprendida, outras várias conhecidas se tornarão obsoletas e mais uma porção será adaptada – assim como o processo natural de evolução do qual participamos já de longa data. Nosso objetivo é valorizar cada vez mais o profissional de marketing e promover o marketing como um elemento vital para o sucesso dos negócios, a partir de uma tripla perspectiva: dos anunciantes, das agências de publicidade e dos veículos de comunicação”, diz Naves.
A tripla perspectiva é responsável pela composição híbrida da diretoria – formada por profissionais de marketing, de veículos e de anunciantes. Os vice-presidentes para o novo biênio são Arnaldo Cardoso Pires (presidente da RJSports), Flávio Rezende (diretor nacional de mídia da DPZ), Fernando Bomfiglio (gerente comercial da Souza Cruz), Gilberto Corazza (diretor-executivo da Turner), Gutemberg de Paula Fonseca (sócio-diretor da YXE), Joel Deporte Severo (diretor comercial da Rede Globo), Luiz Leite (CEO do Grupo Ogilvy), Marcos Augusto Caetano da Silva Filho (diretor comercial corporativo da BRF), Ricardo Monteiro (diretor-geral da GfK Brasil), Mauricio Krijus Jacob (diretor de vendas e promoções da Walt Disney), Mauro Madruga (consultor), Oscar Guerra (consultor) e Paulo Fraga (diretor de marketing da Fetranspor).
“Acredito que esse mix de experiências ajudará a ABMN a entender melhor as novas demandas de mercado. Tenho certeza que a visão e a experiência desses profissionais serão fundamentais para fortalecer ainda mais a associação”, diz Naves, que lançará ainda este mês a edição 2015 do Prêmio de Marketing Contemporâneo, um dos principais projetos da entidade.
Revisão do Código
Um grande desafio iniciado na última gestão que se desdobra no novo mandato é a atualização do Código de Ética do Profissional de Marketing, que foi lançado em 1999. No ano passado, foi criada uma comissão da ABMN e da ESPM e a tarefa está em andamento. No dia da oficialização da posse da nova diretoria, na próxima terça-feira (24), será apresentado um hotsite que terá um quiz para ajudar os conselheiros da entidade a “pensar” o código. Ricardo Zagallo Camargo, diretor do Centro de Altos Estudos da ESPM, conta que nas reuniões do comitê criado para analisar o código chegou-se à conclusão de que seria positivo engajar os profissionais de marketing no processo de atualização.
“O estudo-quiz pretende colher, de forma leve e descontraída, impressões dos profissio-
nais sobre questões que consideram fundamentais para a atualização do código. Ele foi elaborado a partir dos temas levantados pelo comitê de atualização, tendo como subsídio a compilação de pesquisas cientíticas e de mercado realizadas pela ABMN e pela ESPM”, explica Zagallo.
Após a abertura do sistema para receber contribuições, as sugestões serão tabuladas e interpretadas para chegar ao texto do novo código – que ficará, segundo destaca Zagallo, permanentemente aberto à discussão, numa plataforma digital.
O diretor da ESPM destaca que o “Código Vivo” deve funcionar como uma ferramenta de transformação das práticas profissionais e um ponto de partida para a discussão de dilemas éticos. “Será uma fonte de reflexão cotidiana sobre condutas naturalizadas e banais que revelam preconceitos e discriminações. Já vivemos há algum tempo sob a força da tecnologia, sobretudo a explosão do volume de dados disponíveis, as redes sociais e as mídias digitais. E é sabido também que este é um novo ritmo: mudanças constantes e em alta velocidade. Decifrar este ambiente e acompanhar o “novo consumidor” em suas jornadas, aceleradas e em várias direções, pressupõe agir. A ideia é uma construção coletiva de um novo código de ética, para preservar o respeito e a reputação de todos que trabalham na área e permitir que as novas forças da revolução sejam incorporadas em seu conteúdo”, diz o executivo.
A logomarca do código foi criada pela NBS. No hotsite, haverá ainda um Fórum Aberto, segundo explica Valéria Luz, superintendente da ABMN, onde profissionais poderão debater – com exemplos de ações e peças publicitárias – a importância social e educacional do marketing e da publicidade. “Para estimular a participação, montaremos um grupo de colaboradores proativos e provocativos entre integrantes da ABMN e da ESPM. Já confirmaram a participação, pela ABMN, Marcos Caetano, Ricardo Monteiro e Fernando Bomfiglio”, afirma Valéria.