O Prêmio Colunistas, a mais tradicional premiação da comunicação brasileira, promovida pela Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda), chega a 47ª edição totalmente renovado. De acordo com o vice-presidente-executivo da Abracomp e coordenador nacional da premiação, Marcio Ehrlich, esta é a mais radical mudança do Colunistas nos últimos 30 anos, adequando o seu formato à tendência internacional de segmentação.
Entre as principais novidades está o desmembramento da premiação em 13 áreas. Novas categorias foram criadas, o software de inscrição está mais fácil de usar, os critérios foram aperfeiçoados e retorna o “Colunistas Nova Geração”, que premia e estimula a revelação de novos talentos. Antes dividido em Propaganda, Promo e Design, o Colunistas 2014 passa a ter as seguintes áreas: Mídias Integradas, Filmes, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Técnica, Promo, Marketing Direto, Design, Mídia, Inovação e Nova Geração.
“O mercado de premiação mudou no mundo todo. Hoje tem determinados termos que precisamos seguir para não ficar anacrônico. As agências começam a se acostumar com determinados formatos e a gente tem de modernizar”, comenta Ehrlich. Um exemplo é que o Grande Prêmio de Agência do Ano será substituído pelo título Agência de Comunicação do Ano. “Hoje as empresas de comunicação, que antigamente eram de propaganda, fazem diversas atividades, então, não faz sentido continuar chamando de propaganda. Para alcançar esse título a empresa vai somar as pontuações das diversas áreas que tem no Colunistas”.
Especializadas
Além da Agência de Comunicação do Ano, as empresas especializadas também podem ser destacadas nas premiações de suas respectivas áreas, como Design e Promo. “Não fazia mais sentido ter uma área chamada propaganda. Ficou sem propósito. Hoje o Colunistas está com um formato mais moderno. Há premiações isoladas que, inclusive, poderão ter júris isolados”.
Além dos diplomas de ouro, prata, bronze e demais prêmios descritos nos regulamentos das 13 premiações, os júris das regionais poderão conceder os títulos de Agência de Comunicação do Ano para a agência que tiver alcançado o melhor desempenho em todas as premiações do Colunistas 2014; Anunciante do Ano, para a empresa que tiver alcançado a maior pontuação na soma de todas as premiações ou se destacado na regional e no período abrangidos pela premiação; Publicitário do Ano, para o empresário ou dirigente de empresa de comunicação que mais tenha se destacado na região e no período abrangidos pela premiação; e Profissional de Propaganda do Ano, para o profissional da área publicitária que mais tenha se destacado na regional e no período abrangidos pela premiação.
Como todo o processo de inscrições está informatizado, os jurados podem avaliar as peças antes do julgamento presencial. Além disso, a informatização torna possível fazer júris mais especializados, com profissionais de cada área. “O sistema está mais prático”, garante Ehrlich.
Critérios
Os critérios passaram por mudanças e foram mais explicitados para orientar os jurados, de forma mais clara e atual, quais são os itens avaliados na premiação. Originalidade, pertinência, adequação ao target, qualidade estética e estilística, clareza das informações, qualidade de produção, benefícios para o cliente e responsabilidade social estão entre os critérios a serem avaliados. “Incluímos, por exemplo, responsabilidade social. Hoje é importante que isso também seja analisado por conta de preconceitos, impacto na sociedade, no meio ambiente, cultura etc.”, explica. Este ano, serão realizadas oito regionais: Brasília, Centro-Leste, Norte-Nordeste, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Outra novidade é a volta do concurso Nova Geração, que visa estimular os estudantes. Será feito um briefing único para todo Brasil e os estudantes de comunicação que não estejam trabalhando profissionalmente podem concorrer. Já o Prêmio Inovação é inédito no Colunistas. Podem concorrer nessa área os trabalhos que revelem ineditismo no uso das tecnologias, técnicas, pensamentos, estratégias e meios de comunicação, tendo conseguido um impacto diferenciado.
Campanha
Para divulgar a abertura das inscrições, a agência 11:21, do Rio de Janeiro, pelo terceiro ano seguido, criou a campanha nacional da edição deste ano. Os anúncios mostram situações inusitadas, cuja pergunta é “coméquetalá”, recorrente entre publicitários para saber como anda a vida do outro na agência onde está, e que não faz o menor sentido colocada entre quem não é do meio. A ideia, segundo Ehrlich, é para reforçar o conceito das relações emocionais que o Prêmio Colunistas tem com quem é publicitário. “Tem coisa que só publicitário entende. Como a importância de ganhar um Colunistas, por exemplo”, diz um dos anúncios.
A assinatura da campanha responde à pergunta “coméquetalá”: “A melhor maneira de responder como é que tá lá é ganhar um Colunistas”. A criação é de Gustavo Bastos e Caró Lago, com direção de criação de Bastos. O endereço do site é www.colunistas.com.