O Comitê de Design Estratégico da Abre (Associação Brasileira de Embalagem) divulgou os dados obtidos com a Pesquisa Sobre o Panorama do Mercado de Design de Embalagem no Brasil, realizada anualmente. O estudo, que tomou como base informações sobre o desempenho das agências participantes do Comitê durante o ano de 2010, coletadas por meio de um questionário, concluiu que 90% delas estão localizadas em São Paulo, sendo que 77% atuam no mercado há mais de 15 anos.
A pesquisa revelou, ainda, que 72% das agências pesquisadas atuam há mais de 10 anos no segmento de embalagem e mais de 54% obtiveram uma receita anual entre R$ 1,01 milhão e R$ 3 milhões, indicando o investimento de grandes empresas no design de embalagem para projetar produtos mais adequados para os clientes. Cerca de 45% possuem a embalagem como fonte majoritária de receita, o que evidencia a representatividade do setor em seu faturamento.
No período estudado, cerca de 60% do faturamento das empresas de design do Comitê cresceu, 16% se manteve estável e 21% teve uma queda em relação ao ano de 2009. Outro dado importante para o setor de embalagens mostra que, entre os projetos realizados no ano de 2010, 33% são de design de embalagem, 15% de design gráfico e 11% de design estrutural. Nota-se também que mais de 50% das agências atenderam e concluiram até 400 projetos em 2010.
Entre os projetos concluídos do setor, a maioria engloba o mercado brasileiro, sendo 77% dos produtos direcionado a ele. Nos projetos voltados para o País, 56,18% se referem ao design de embalagem. O estudo mostrou, também, que há uma diversificação da estratégia de atendimento das agências e que vem se intensificando a fidelização cliente/agência, prevalecendo atendimentos entre três e 10 anos.