Em meio a discussões sobre o futuro do segmento de revistas e a comercialização de produtos em tablets e e-readers, a Editora Abril anunciou a chegada do Iba para venda e distribuição de conteúdo de livros, jornais e revistas, com previsão de lançamento para o final de outubro deste ano. A informação foi anunciada nesta segunda (12) durante o V Fórum Aner de revistas.

O projeto surge para fazer frente ao cenário de indefinição, com muitos devices, múltiplos formatos e uma cobrança de 30% da receita pela Apple, de acordo com Fernando Cirne, diretor de e-commerce da Abril. “30% é caro? Depende do que você entrega”, afirma o executivo. Segundo ele, pelo serviço que a empresa norte-americana tem entregue, é caro, porque não oferece desenvolvimento do aplicativo, entrega e nem informação sobre os assinantes, entre outros.

O Iba, cuja versão beta por ser acessada em www.iba.com.br, nasce para venda e distribuição de conteúdo no universo digital. Segundo Cirne, o percentual a ser cobrado pelo Iba será definido de acordo com o pacote e atributos que o cliente contratar. A iniciativa vislumbra um mercado com crescimento ascendente nos próximos anos. Para 2014, a projeção é de que o segmento de tablets alcance os quatro milhões de produtos.

De acordo com Cirne, a plataforma será multidevice e multiformato, com possibilidade de assinaturas e vendas avulsas. Além disso, o Iba disponibilizará os dados para as empresas conhecerem o perfil das pessoas para as quais estão escrevendo e se comunicando.

O sistema começa com 20 títulos da Abril e 3,5 mil livros, de 40 outras editoras. O aplicativo para iPad está em fase de homologação. Desde a última segunda-feira (12) o Grupo Abril começou a negociar com os associados da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e com os da Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas) a entrada das suas publicações na nova estrutura, o Iba Store,que terá atuação separada das demais empresas que compõem o grupo.

por Marcos Bonfim