O Núcleo Jovem da Editora Abril (Almanaque Abril, Capricho, Guia do Estudante, LoveTeen, Mundo Estranho, Bizz, Aventuras na História e Superinteressante) apresentou nesta terça-feira (2) na sede do Ibmec, em São Paulo, estudo que apontou “As sete tendências de comunicação para falar com os jovens). A pesquisa se concentrou em identificar como o jovem se comunica (e se comporta) diante dos vários canais à disposição na internet e, a partir daí, identificar as tendências. São elas: big games (quando o jogo sai da tela do videogame e a ação passa acontecer nas ruas); nanoconteúdo (jovens têm muito conteúdo e mídia, por isso, querem fazer tudo ao mesmo tempo); big seed marketing (série de ferramentas que pode ser utilizada para interagir com o jovem); mob maps (marcas conseguem mapear o jovem, que coloca suas informações pessoais ao alcance de todos); creative commons (cada vez mais as pessoas querem criar conteúdo na internet); ficção caótica (a partir de uma obra, jovens criam versões paralelas) e ARG (Alternate Reality Games), que tornam tênues os limites entre o mundo real e o virtual. Uma das preocupações centrais das marcas diante desse cenário é de como criar conteúdo. “A solução é desenvolver conteúdos rápidos, curtos, mas que também sejam relevantes”, indicou Rafael Kenski, editor de tendências do Núcleo Jovem da Abril, que fez a apresentação durante o evento “Jovens sem Fronteiras e os Novos Desafios de Marketing”.
Kelly Dores