Claudio Ferreira estava na Abril desde 2003

A Editora Abril comunicou nesta sexta-feira (7) a demissão de sete diretores de núcleo. Os cortes fazem parte da reestruturação da empresa, que assumirá um novo “desenho organizacional” para fazer frente aos “desafios que a indústria da comunicação vem enfrentando em todo o mundo”, conforme divulgado em nota oficial.

Os executivos demitidos são Claudio Ferreira, diretor comercial de administração da unidade de negócios Veja; Alfredo Ogawa, diretor de serviços editoriais da Abril Mídia; Brenda Fucuta, diretora superintendente da unidade de negócios segmentada I; Daniel Gomes, diretor de planejamento estratégico e novos negócios; Kaike Nanne, diretor do núcleo comportamento; Márcia Neder, diretora do núcleo moda e beleza; e Paula Traldi, diretora de recursos humanos da Abril Mídia.

propmark apurou que as demissões envolvem várias áreas de empresa e que afetam cerca de 70 funcionários.

Informações não confirmadas pela empresa dão conta de que até dez títulos poderiam ser descontinuados devido à reestruturação. O anúncio sobre quais seriam essas publicações e se de fato serão fechadas deve ser feito na semana que vem.

O presidente-executivo da Abril S.A., Fábio Barbosa, agradeceu os serviços prestados pelos profissionais e explicou o motivo das mudanças na empresa. “Essa reestruturação é uma prova de que estamos conectados tanto com os desafios quanto com as oportunidades da comunicação do Século XXI e que continuamos com uma confiança inabalável em nosso jornalismo e em nossas revistas e firmes no propósito de ganhar relevância no mundo digital”, declarou.

Nova estrutura

A empresa informa que sua reorganização envolve o desmembramento da Abril Mídia em várias unidades de negócios que passam ao comando direto de Fábio Barbosa, presidente-executivo da Abril S.A..

Foram criadas a unidade de negócios Veja; a unidade de negócios Exame; a unidade de negócios Abril Segmentadas; a unidade de novos negócios digitais; e unidade de negócios assinaturas. Também passa a fazer parte da estrutura da empresa a vice-presidência de operações e gestão, que terá Marcelo Bonini como titular.

A editora explica que a reestruturação tem como “premissas fundamentais o fortalecimento do jornalismo de qualidade; a valorização das marcas para consolidar a entrada em novos negócios; o equilíbrio entre produção e distribuição de conteúdo impresso e digital; uma maior autonomia das unidades de negócios; a diminuição de distâncias hierárquicas para dar mais velocidade às decisões e aos processos internos e, assim, aumentar a conexão com as comunidades de leitores, internautas e usuários; e, por fim, a manutenção do foco na racionalização dos recursos”.

Conselho

Nesta sexta, a Editora Abril também anunciou que Victor Civita Neto assumiu a presidência do seu Conselho Editorial, ocupando o cargo deixado por seu pai, Roberto Civita, que faleceu no final de maio.