Goulart, Genovese, o mediador Marsal Alves Branco e os debatedores Patrícia Spínola e Roberto Andrade

 

O último dia do 19º Festival Mundial de Publicidade de Gramado foi marcado por painéis sobre cinema, música e sustentabilidade. Norteados pelo tema ‘Emoção’, os palestrantes apresentaram ideias e fizeram apontamentos que provocaram o público a ousar mais na propaganda. A tarde desta sexta-feira (7) foi iniciada com o tema ‘O fantástico mundo do play’, abordado pelo publicitário Miguel Genovese, ex-Terra, NBS e Garage. O profissional apresentou a música como ferramenta de marketing, apresentando-a como uma estratégia de branded content – que cria e estimula laços entre empresas e consumidores, ativando a comunicação por meio do entretenimento. E completou: “Dane-se a razão, emoção é bem mais divertido”.

Genovese dividiu o palco com o diretor da Mínima Filmes, José Pedro Goulart, que detalhou sua trajetória profissional para justificar as fases pelas quais passou, enquanto criava filmes para o mercado publicitário. Goulart encerrou sua explanação exibindo um filme da empresa que dirige e deixou o recado final: “Acendamos as nossas velas ao vento”.

‘Sustentabilidade como driver de negócios’ também esteve na programação. Carlos Bensan, presidente de criação da Ogilvy/Earth Chile e América Latina, apresentou o conceito de “marketing sustentável”, ressaltando “a grandeza interior das marcas e empresas que serão líderes dessa nova economia, alinhando objetivos de negócio e projeções de crescimento”.

Durante a palestra ‘Emoção de criar’, penúltima do festival, Vitor Knijnk, vice-presidente de criação da VML, falou das diversas formas de prazer de criar – como, por exemplo, prazer da simplicidade, prazer de aderir aos novos gêneros, prazer de usar uma celebridade de um jeito diferente e prazer de encontrar uma coincidência.

Universitários recebem Troféu Galo de Ouro

Também foi entregue nesta sexta-feira o Prêmio Universitário Latino-Americano. A distinção agraciou os autores das melhores peças inscritas por acadêmicos em três categorias. O Troféu Galo de Ouro – que representa a premiação – do quesito mídia Eletrônica/Rádio foi para Victor Gyurkovitz e Carolina Leonel, da ESPM-RS, pelo trabalho”Acenda seus sentimentos”; em Cine/TV, o melhor trabalho foi “Consciência na hora de votar”, elaborado por Giovanni De Bom e Lucas Menegotto, da PUC-RS; enquanto na categoria Mídia Impressa os vencedores foram Taisi Cristina Fabris Bortolozzo e Thiago W. de Souza, da Uniara, de Araranguá (RS), que criaram ‘Faça um milagre ao contrário’.

O evento ainda distribuiu algumas menções honrosas. Nesta edição, foram mais de 275 inscrições de estudantes do Brasil e da Venezuela.

Público

No encerramento da 19° edição do Festival Mundial de Publicidade, o presidente Mauro Dorfmann se disse surpreendido com a presença do público. Com uma avaliação “absolutamente positiva”, ele comemorou o resultado do evento: “Eu sabia que os painéis iam ser bons, tinha muita confiança nisso, mas fiquei agradavelmente surpreso com o interesse e a presença das pessoas”, avaliou.

No balanço do presidente, também foi destacada a oportunidade de ter assistido aos diversos painéis e ter aprendido mais ao longo dos três dias. Mauro aproveitou para convocar o mercado publicitário, afirmando que não há nenhuma razão para que festival seja massivamente de estudantes. “Tudo que abordamos aqui é absolutamente útil e relevantes para qualquer profissional, em qualquer estágio da sua carreira”, ponderou.

Para a próxima edição, Mauro salientou que ficará “a complicada tarefa de manter o nível do conteúdo”. “Acho ótimo que o evento aconteça só a cada dois anos, pois dá tempo de respirar e planejar coisas novas.” A edição comemorativa aos 20 anos está marcada para 10, 11 e 12 de junho de 2015. Será comandada pelo presidente da agência Competence, João Satt, e terá como patrono Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes.