O Grupo Abril apresentou na manhã desta terça-feira (5) seu novo investimento no mercado de e-commerce. Depois do site de compras coletivas Bananarama, chegou a vez de a empresa investir no Click-a-Porter, portal especializado em moda feminina que tem como objetivo oferecer o maior número de opções em um determinado segmento, tendo como diferencial ferramentas e organização que facilitem a visualização, escolha, compartilhamento de informação e efetividade de compra dos produtos.
“Nossa área de e-commerce tem como objetivo principal valorizar o pool de produtos da Abril e, como veículo de mídia, conversamos muito com o público feminino. Percebemos nos últimos tempos que a taxa de cliques gerada em nossos ambientes online era muito grande em artigos ligados à moda feminina e começamos a idealizar o Click-à-Porter”, explicou Tiê Lima, gerente de comércio eletrônico da Abril.
O site vai ao ar inicialmente especializado em sapatos, apresentando mais de sete mil pares diferentes, organizados entre modelos, cores e marcas. O visitante pode montar sua lista de desejos, compartilhar impressões nas redes sociais, acompanhar os produtos mais bem avaliados e, na decisão da compra, é direcionado ao site do lojista parceiro – entre eles já confirmados Carmim, Dafiti, AnitaOnline, Passarela, Carolina Martori, Mil Shoes, Doctor Shoes, Jack Boots, Carrano e Di Santini.
Não é sua intenção comercializar os produtos diretamente, mas sim dedicar-se à melhor forma de organização e disseminação de opções, para, no momento final, encaminhar o consumidor ao ambiente de comércio online do varejista que oferece a oferta. A remuneração do Cick-à-Porter será feita pela geração de cliques que encaminhem o usuário para a etapa final de compra. “Por meio de inteligência artificial, os produtos a serem exibidos para cada visitante serão baseados em sua navegação. Se a pessoa nunca procurou um determinado tipo de sapato ou uma cor, não há por quê ficarmos apresentando opções desse tipo para ela”, ressaltou Lima, indicando fatores como recomendação, avaliação, participação em quiz e conexão com redes sociais como o Facebook para ampliar a segmentação. “Queremos que cada um que acesse o site encontre sua própria vitrine, com os produtos de seu interesse à primeira vista”, completou a gerente de produtos Adriana Eny Sonu.
Conceito
Para ilustrar o ideal do Click-à-Porter, a Repense criou o slogan “Pra você que adora você”, além do conceito de todos os momentos são oportunos para uma comprinha. “O site indica situações adversas como ‘Corte de cabelo novo? Compre um sapato’ e ‘Tá de TPM? Compre um sapato’, para destacar que, para a maioria das mulheres, qualquer momento pode ser oportuno para comprar um sapato, uma bolsa ou um acessório”, garantiu Adriana.
O site terá grande divulgação em veículos da Abril, entre eles sites e revistas voltados ao público feminino, e-mail marketing para base de assinantes e nos monitores da Elemidia. Também ganhará reforço em veículos em geral, com investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão.
por Karan Novas