A Abril Mídia realizou nesta segunda-feira (18) um encontro com os fundadores da The Wonderfactory, David Link e Joe McCamble, para debater o tema: “Publicidade nos tablets”. Os profissionais, especializados em mídia digital, falaram sobre o futuro da nova plataforma e apresentaram importantes cases da agência – entre eles, ações realizadas para a Time Magazine, People, Huffington Post, além do lançamento do filme Velozes e Furiosos 5.
McCamble destacou que, atualmente, as pessoas ainda estão tentando entender que direção tomar para utilizar essa nova plataforma de forma eficaz. Mas ele acredita que o primeiro passo é entender a necessidade de oferecer conteúdo e interatividade em qualquer iniciativa. Link acrescentou que não basta transferir o mesmo anúncio que foi feito para a revista ou jornal para os tablets, como é feito hoje em 90% nos casos, é preciso oferecer algo diferenciado.
Para eles, o consumidor dessa nova mídia está mais abertos a interagir com a marca e ter algum tipo de experiência, diferente do que acontece com a internet, por exemplo, que tem uma publicidade pouco eficiente e, na maioria das vezes, chata. McCamble ressaltou que nos tablets é diferente e, quanto mais tempo o consumidor passar envolvido com aquele produto, melhor para a marca. Como exemplo positivo, ele citou um anúncios criado para uma marca de cosméticos em que a consumidora podia escolher seu tipo de pele e testar as maquiagens que melhor combinavam com seu perfil. Também falou de uma peça para uma marca de tênis lançada no aplicativo da Revista Rolling Stones. Nela, o leitor podia escolher uma música e os modelos eram apresentados, de acordo com o a opção do cliente. Havia gráficos diferentes para cada música selecionada. Os profissionais pontuaram que é preciso oferecer ideias inovadoras.
Eles lembraram que esta plataforma tem crescido muito e os profissionais precisam estar atentos. O iPad especificamente é o produto que mais cresce no mundo. A Apple acredita que, no segundo ano de lançamento do iPad 2, o produto deve vender cerca de 54 milhões de unidades. De uma forma geral, as vendas mundiais de tablets crescerão 226%, só este ano, em relação ao ano anterior, de acordo com a consultoria Caris & Co. Já um estudo da Accenture aponta, no entanto, para uma alta de 133%, uma projeção mais tímida, mas ainda assim positiva.
por Andréa Valerio