A versão superpremium da vodca Absolut, a marca Elyx, abre o calendário de ações de divulgação de 2013 com o Baile da Vogue. A marca da Pernod Ricard será a bebida oficial da festa, promovida pela Condé Nast, parceira da companhia nas suas ações de publicidade no Brasil, nesta quinta-feira (24) no hotel Unique, em São Paulo.
A Elyx foi lançada em território brasileiro no final de 2011. O país foi um dos primeiros onde a vodca desembarcou por ser um dos mercados estratégicos da Pernod Ricard no mundo, afirma Rafael Souza, gerente da marca. “O Brasil é um dos cinco mercados-chave para a Absolut. Aqui ela é uma marca desejada e achávamos que ela poderia ter uma extensão superpremium no país”, explica.
Segundo dados Nielsen, o faturamento do mercado de vodca registrou R$ 1,117 bilhão em 2010. Em 2012, esse valor saltou para R$ 1,469 bilhão, quando os brasileiros consumiram 42 milhões litros de vodca. A empresa não divulga o desempenho de Elyx no mercado e não divulga vendas, mas Souza afirma que a recepção ao produto foi positiva. “É um membro da família que veio para ficar”, diz. Segundo ele, o mercado de vodca globalmente está em expansão. “O superpremium vem crescendo entre 20% e 30% anualmente, desde 2010”, aponta.
Para posicionar o produto, a companhia afirma trabalhar com “poucos, mas bons pontos de contato” no mercado de luxo. “Temos um calendário de eventos proprietários, além de parceiros estratégicos”, afirma. O Baile da Vogue, segundo ele, é um dos principais eventos para reforçar as características exclusivas da marca e sua história.
A Elyx demorou uma década para ser desenvolvida. Ela é fabricada manualmente numa destilaria de cobre em uma única fábrica no mundo, localizada na Suécia e, por isso, tem uma produção limitada. Na época do seu lançamento, uma loja no formato pop-up foi aberta no shopping de luxo Cidade Jardim, em São Paulo —a primeira e única da marca no mundo. A Absolut tem ao todo sete produtos no país, entre bebidas com sabor, a tradicional e a Elyx,