A Academia de Filmes está reabrindo operação em Porto Alegre. A produtora, que tem 20 anos de mercado, já teve uma unidade em Porto Alegre entre 2003 e 2011. Os sócios Paulo Schmidt, Marily Raphul e Tadeu Jungle contrataram a produtora-executiva Cissa Lugris para comandar a volta da operação no Sul e também dará apoio às bases de São Paulo e do Rio de Janeiro. Schmidt revela que sempre considerou o fechamento da filial gaúcha algo temporário e conjuntural. “O mercado do Sul continua sendo de extrema importância para a publicidade brasileira. Atuamos e tivemos muitos clientes em Porto Alegre, desde o começo”. Apesar do momento de retração da economia, a meta é aumentar em 20% o volume de negócios da Academia nos próximos 12 meses.
“A Cissa Lugris sempre esteve no nosso radar. Tivemos oportunidade de trabalhar juntos em vários projetos, quando comprovamos seu profissionalismo e responsabilidade. Temos admiração e confiança de que ela seja a profissional que vai reconquistar o espaço da Academia de Filmes no Sul. As trajetória e experiência dela, por já ter atuado em diversos mercados, inclusive em São Paulo, faz muito sentido para os objetivos da Academia de Filmes: ser também uma produtora local, capaz de entender a cultura, os custos, as melhores práticas e que possa manter intercâmbio direto com São Paulo, não somente na composição das equipes de produção, com diretores de cena, mas também da pós-produção, design e inovação”, diz Paulo.
O foco principal da unidade de Porto Alegre será a publicidade, incluindo a produção, cada vez mais frequente, para mídias digitais. A produtora também vai oferecer ao mercado o expertise e know-how para os conteúdos de marca, projetos de realidade virtual e realidade aumentada. A Academia de Filmes tem ainda uma atuação expressiva na produção de séries, realites, documentários, videoclipes e longa-metragem.
Na visão de Paulo, o mercado do Sul continua sendo de extrema importância para a publicidade brasileira. “Atuamos e tivemos muitos clientes em Porto Alegre, desde a fundação da Academia de Filmes. Fizemos durante muito tempo o atendendo a partir de São Paulo, mas o período em que estivemos fisicamente instalados em Porto Alegre foi quando tivemos o melhor resultado. Naquele momento, conseguimos manter volume e trabalhar também com muitos talentos locais”, relembra.
Já em São Paulo, onde fica a sede da produtora, Dimitria Cardoso (ex-Dínamo) foi contratada como diretora de atendimento. Ela vai planejar o direcionamento do trabalho dos diretores e talentos da empresa, além de responder pela prospecção de agências, clientes e negócios no Brasil e no exterior. Na direção de cena, a Academia trouxe o fotógrafo Paulo Mancini e Lucas Fazzio, que retorna à produtora.