Pertenciam a uma ação promocional nacional da Procter & Gamble para o Avião do Faustão, posta em prática pela empresa de promoções carioca Moda Promoções e Eventos as duas arcas de madeira abandonadas hoje pela manhã nas praças General Osório e Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro, e que levaram pânico aos moradores e fizeram com que as ruas próximas fossem isoladas por cerca de 50 policiais. A relapsa ação promocional de interferência urbana da Procter & Gamble deveria distribuir caixas de madeira em praças da zona sul do Rio de Janeiro e em várias outras cidades do país para divulgar a promoção com sorteios “Provou Gostou Avião do Faustão”.
No Rio, porém, a autorização para a colocação das caixas não foi dada pela subprefeitura da Zona Sul, o que, segundo a assessoria da Procter & Gamble, está sendo apurado junto à empresa de eventos Moda, que é coligada da New Style, que atende a Procter& Gamble na área promocional. A Moda não quis se pronunciar sobre o assunto.
Tudo ficou ainda mais complicado devido ao momento que a cidade do Rio de Janeiro está vivendo. Nesta madrugada, mais uma série de ocorrências violentas lideradas por traficantes levaram as arcas de cerca de um metro de altura e sem qualquer identificação a serem confundidas com bombas prestes a explodir. O esquadrão anti-bombas teve de isolar a área e abrir ambas.
Procurada, a assessoria da Rede Globo negou que o evento tivesse qualquer relação com o Avião do Faustão mas este jornal apurou junto à Procter & Gamble que de fato tratava-se de uma ação relativa ao projeto patrocinado pelo anunciante há vários anos. A ação foi suspensa em todo o Brasil.
O imbroglio faz lembrar uma ação de marketing desastrosa que aconteceu em fevereiro de 2007, em Boston, nos Estados Unidos, numa ação de guerrilha para promover a série de animação Aqua Teen Hunger Force, exibida pelo Cartoon Network, da rede TNT. Os moradores de Boston descobriram numa certa manhã que mais de 10 dispositivos eletrônicos estavam distribuídos por diversos pontos da cidade de grande circulação de público, inclusive embaixo de viadutos. Alertadas as autoridades, ruas e pontes foram fechadas e linhas de metrô evacuadas durante horas, enquanto esquadrões anti-bombas tentavam rastrear a cidade para desativar a ameaça, causando um dos maiores nós que a cidade já viveu em sua história. Quando o estrago já estava feito, a polícia descobriu que os dispositivos eram apenas luminosos com a silhueta de um dos personagens da série.