Uma campanha sem agência específica mas com contribuições dos mais diversos profissionais do mercado começou a ser veiculada na semana passada. Trata-se de um esforço de mídia e de cidadania para divulgar o Movimento Cívico pelos Direitos dos Brasileiros que está convocando a população para fazer um minuto de silêncio no dia 17 de agosto, data no qual o acidente com o avião da TAM completa um mês. O ato deverá ser feito às 13h00.
A iniciativa, liderada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), é classificada por seus idealizadores como uma manifestação de cidadania e criada para lembrar as pessoas que existem diversas formas de exercê-la em um regime democrático. “Não se trata de um ato político, mas de uma manifestação cívica de cidadania e de amor ao Brasil”, disse Luiz Flávio Borges D’Urso, presidente da OAB. Segundo ele, com o silêncio, a sociedade poderá expressar sua solidariedade e indignação de forma pacífica, equilibrada e organizada. D’Urso ainda ressalta. “Com esta campanha, o movimento pretende lembrar a população que cidadania não é algo que se exerça apenas pelo voto, de quatro em quatro anos. Cada um de nós pode e deve se manifestar por meio de canais previstos em um regime democrático”, afirmou.
A expectativa dos organizadores é que o gesto, que deverá contar com a participação de artistas, personalidades, empresários, formadores de opinião e representantes de várias correntes religiosas, seja repetido em outras cidades pelo País.
A criação da campanha é resultado da contribuição voluntária de publicitários, operadores de câmeras, fotógrafos, atores e produtores e não é assinada por nenhuma agência em específico. Composta por anúncios e comercial, as peças mostram a imagem de diversos cidadãos dos mais diferentes perfis. Nas peças impressas, as imagens vêm acompanhadas de um texto iniciado com a palavra cansei, escrita em letras garrafas. O que se segue é um desabafo associado a tudo aquilo que o brasileiro esta cansado como de pessoas que querem levar vantagem em tudo, do caos aéreo, da impunidade, do excesso de burocracia, de ter medo de parar no sinal, de bala perdida, de empresários corruptos e de achar tudo isso normal e não fazer nada.
A ação contará ainda com o suporte do site www.cansei.com.br, no qual o internauta poderá fazer comentários, emitir opinião e acompanhar as ações programadas para o dia 17 de agosto.
publicidade