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O WPP, maior grupo de publicidade do mundo, divulgou na última quinta-feira, 25, seus últimos resultados trimestrais. Segundo a holding que tem em seu portfólio agências como Ogilvy, VMLY&R, J. Walter Thompson, entre outras, o terceiro trimestre reportou uma queda de 0,8% na receita para £3,758 bilhões. O resultado não agradou os investidores e as ações do grupo caíram 20%.

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Em comunicado que busca amenizar o desempenho, Mark Read, CEO do grupo, diz que a desaceleração reflete um enfraquecimento do desempenho dos negócios na América do Norte, Reino Unido e nas agências criativas da holding. “Questões que destacamos em nossos resultados provisórios”, ressalta.

Ainda segundo o comunicado, a América Latina é uma das regiões que obteve um bom desempenho em termos de desempenho na receita. Assim como Ásia, África, Oriente Médio e Europa Central e Oriental.

Read, nomeado CEO em setembro após a conturbada saída de Martin Sorrell, destacou que a indústria da comunicação está enfrentando uma mudança estrutural. O executivo diz – nas entrelinhas – que os problemas que causaram a queda foram herdados. “No passado, fomos lentos demais para nos adaptar […] investimos pouco em partes essenciais de nossos negócios. Há muito a fazer e tomamos várias ações críticas para abordar esses problemas herdados e melhorar nosso desempenho”, explica.

O WPP destaca também as mudanças recentes feitas pela nova gestão, como a fusão de Y&R e VML. “O WPP tornou-se uma organização grande e complexa, com muitos pontos fortes, mas também desafios. Levará tempo para melhorar nosso desempenho”, analisa Read.

Sorrell saiu em 2017, após queixa de má conduta, algo que o fundador da holding sempre negou. Sua liderança foi marcada por várias aquisições.