Acordo assinado hoje durante o V Fórum Brasil de Programação e Produção, em São Paulo,  entre APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), ABPI-TV (Associação dos Produtores Independentes de TV), Ministério da Cultura e Sebrae, garante ao setor uma linha de crédito de R$ 9 milhões para exportação de produções audiovisuais brasileiras. A idéia de Juan Quirós,  presidente da APEX-Brasil, e de Marcos Altberg, presidente da ABPI-TV, “é ampliar a participação da produção audiovisual no mercado internacional de televisão e aumentar o número de projetos de co-produção”. Para Quirós, “a exportação de audiovisual tem papel importante na divulgação internacional do país. Um dos resultados desta exposição é o interesse dos compradores internacionais nos produtos brasileiros”, afirmou. O projeto prevê a realização de um seminário internacional para capacitação profissional e preparação mercadológica. A ABPI-TV estima que cerca de 10% das produtoras associadas já tenham realizado projetos de co-produção internacional, com um volume anual de exportações da ordem de US$ 2,1 milhões.  Dados da Ancine (Agência Nacional de Cinema) revelam que em 2003 foram produzidos 73 comerciais estrangeiros no mercado brasileiro, 99 documentários e longa-metragens e 19 institucionais, clips e reportagens. Até o último dia 19 de maio foram produzidos 40 comerciais, 42 filmes documentários e longas e 3 institucionais.

Paulo Macedo