A publicidade de responsabilidade social está em alta. No Cannes Lions 2010 ela ganhou status de Grand Prix com a criação da premiação For Good, conquistada pela londrina Abbott Mead Vickers BBDO com “Escolha um final diferente”, para o The Metropolitan Police.

A valorização fica evidente na mostra “Act Responsible”, que pelo segundo ano consecutivo ocupou o espaço Riviera do Palais des Festivals de Cannes. A exposição destacou a evolução dos anúncios desse segmento, antes sem acabamento e com conteúdo de comunicado.

Várias agências brasileiras participaram em 2010, com destaque para a Age, com a série de anúncios “Tabela periódica”, para o Instituto Reciclar, Leo Burnett, com trabalho para o CVV (Centro de Valorização da Vida), Script com “Granada” para a Surfrider Foundation, e JWT, com a campanha “10%” formada pelas peças “Gelo”, “Floresta” e “Raposa”, para a ONG Conservação Internacional. Os anúncios da JWT foram finalistas na área Outdoor do Cannes Lions 2010.

A exemplo do ano passado, que veio ao Brasil no quarto trimestre na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), pode ser exposta no País e na mesma escola ainda neste ano, mas as negociações não estão concluídas. O tema deste ano é: “O mundo não pode ser salvo sem humanos”. São 30 campanhas e oito filmes na exposição.

por Paulo Macedo