A Copa do Mundo de Futebol 2010, que acontece na África do Sul, já começou para a Adidas. A marca patrocina 12 seleções que estão no torneio: Nigéria, Japão, Dinamarca, França, Grécia, Alemanha, Espanha, Eslováquia, México, África do Sul, Argentina e Paraguai, e também está na bola usada durante a competição, onde aparece desde 1970. “A Adidas tem o objetivo de consolidar ainda mais a liderança no futebol. Temos uma parceria com a Fifa desde 1970 e já temos assinado contrato para a Copa de 2014, no Brasil”, disse Luciano Kleiman, diretor de Sport Performance da Adidas.
Desde junho deste ano, a marca colocou no ar mundialmente a campanha “Todo time precisa”. No Brasil, quem assina a comunicação é a Lew’Lara/TBWA. A companhia não abre o valor do investimento no marketing. “Posso dizer que é o maior já feito pela empresa”, disse Paulo Ziliotto, gerente de comunicação da marca.
O primeiro filme, “O detonador”, apresentou a chuteira do jogador Lionel Messi. Além do argentino, o comercial ainda tinha o francês Zinedine Zidane como um contador de histórias.
O próximo passo da campanha é o lançamento da bola oficial da competição na próxima sexta-feira (4), durante o sorteio das chaves dos times. “Será feita uma contagem regressiva com as dez últimas bolas usadas nas Copas do Mundo”, explicou Ziliotto. As ações acontecem na internet e no ponto-de-venda.
A cada Copa a Adidas investe mais no desenvolvimento tecnológico de chuteiras, bolas e camisas. “A inovação é sempre perseguida na Copa do Mundo”, contou Ziliotto. A preocupação com a tecnologia é antiga. Uma curiosidade citada pelo executivo é que, na Copa de 70, por exemplo, as bolas ganharam gomos pretos porque aquele foi o primeiro torneio televisionado e o contraste do preto e do branco na bola ajudava a visualização nos aparelhos eletrônicos.
Neste ano, a inovação está nas camisas, que serão usadas pelos jogadores das seleções patrocinadas pela marca. Os jogadores poderão escolher se entram em campo com a camisa com tecnologia Formotion ou TechFit, de maior performance, geralmente usada embaixo da outra. “Estamos falando muito de customização. Os jogadores terão até 22 opções de combinação para o uniforme”, falou o gerente de comunicação da Adidas. “A parceria com as seleções vem de longa data. Equipar os atletas com o melhor possível acaba dando boa exposição para a marca”, completou.
Após o lançamento oficial da bola do torneio, a campanha será intensificada no ponto-de-venda e na internet. Também serão feitos filmes mundiais e locais, sempre com a presença de atletas. A marca vai apoiar ainda, a partir do próximo dia 4, a exposição “Ora bolas”, no Museu do Futebol, em São Paulo (SP), onde serão expostas todas as bolas usadas de 1970 a 2010.
por Cristiane Marsola