Depois de ter conseguido aumento de vendas de 30% em 2006, em relação a 2005, apostando numa forte presença da marca na Copa do Mundo, a empresa alemã Adidas prepara-se para lançar nova campanha de running em dezembro com o conceito “O esporte pode mudar o mundo”, criado pela agência 180. Segundo a head of communication da Adidas no Brasil, Thaya Palladino Marcondes, a empresa também vai realizar em novembro, na cidade de São Paulo, o “Circuito das Estações Adidas”. A corrida está programada também em outras cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Belo Horizonte.
A executiva da companhia anunciou ainda, durante palestra no último dia do II Fórum de Marketing de Curitiba, realizado no UnicenP (Centro Universitário Positivo) que em maio de 2007 a Adidas promoverá um grande jogo com a participação de quatro mil crianças e jogadores brasileiros e estrangeiros para se aproximar ainda a marca do público jovem
Neste ano a Adidas conseguiu um reposicionamento da marca na Copa, alcançando o público entre 17 e 25 anos na maior campanha publicitária da história realizada pela empresa. Como resultado, as vendas ficaram em 1,2 bilhões de euros e 50% acima do total registrado na Copa de 2002. “Os uniformes das oito seleções patrocinadas pela Adidas também tiveram exposição 83% maior que os da concorrente”, afirmou Thaya. Com o slogan “Impossible is nothing”, a Adidas conquistou também o prêmio “Advertiser of the year”, no Festival de Cannes 2006. “A marca já não conversava com o público jovem brasileiro mas a nossa meta era que a Adidas fosse líder após a Copa mesmo sabendo que a concorrente no Brasil tinha o patrocínio da seleção brasileira e que a Adidas estava muito distante da Copa”, disse Thaya.
Durante a Copa do Mundo a Adidas montou estratégia de marketing na cidade de Berlim, em uma arena onde as pessoas podiam jogar futebol, jogar na internet e assistir shows de rock. Foram registrados um milhão de visitantes num espaço de 40.000 metros quadrados. “No Brasil, nosso trabalho também foi recompensador. Aproveitamos a Copa da Alemanha, que fica na casa da Adidas, para relançar a marca”. Para 2007, a verba de marketing será 50% superior a de 2006. No entanto, a empresa não revela números. Sandra Silva, de Curitiba